Processos dos vistos gold “estão bloqueados”

Os processos dos ‘Vistos Gold’ “estão bloqueados” e não é possível fazer marcações junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até novembro, informou esta terça-feira o presidente da APEMIP, Luís Lima, à agência Lusa.

Os processos estão completamente bloqueados e se alguém precisar de marcar para entregar um processo não fazem marcação antes de novembro”, informou o dirigente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Os atrasos surgem numa altura em que decorrem renovações dos processos, sem o SEF ter capacidade para responder, indicou.

“Tenho pena porque foi um sistema que ajudou muito à recuperação do setor imobiliário e trouxe muito dinheiro para o país. Felizmente para nós, não dependemos apenas dos investidores estrangeiros que vêm através dos programas”, lamentou o líder da APEMIP, acrescentando estar em causa a “reputação e a credibilidade de Portugal”.

Assim, Luís Lima admitiu que “se calhar preferia que acabassem com o programa” que não está a funcionar, recordando ainda que a economia nacional está a beneficiar do “Turismo e da fidelização dos turistas” provocada pelo imobiliário.

Quando passam dois anos sobre as mudanças nas regras dos ‘Vistos Gold’ para permitir a atribuição de vistos de residência a estrangeiros através de reabilitação urbana, a diretora executiva da imobiliária Remax, Beatriz Rubio, também enumerou “falhas graves”, nomeadamente, nos procedimentos devido à falta de meios.

Para a dirigente, há medidas de “carácter procedimental ou de afetação de meios que têm que ser implementadas de imediato”, referindo a importância do SEF cumprir os prazos de aprovação das concessões e renovações dos vistos.

Os tempos médios de aprovação têm vindo a ser reduzidos, notou a dirigente, que recordou “longuíssimos atrasos verificados em 2015 e 2016”. Mas, mesmo assim, acrescentou à Lusa, “o ritmo de aprovações é muito lento e diminuto em face dos processos submetidos/existentes”.

Beatriz Rubio referiu estarem a ser, desde abril, “extraordinariamente difíceis, e em muitos casos impossíveis, de concretizar” as marcações para submeter a concessão e a renovação dos vistos no SEF.

“As marcações são disponibilizadas sem pré-aviso e ficam todas esgotadas em poucas horas. Neste momento, as marcações para concessões e renovações encontram-se todas preenchidas até final de novembro” e sem anúncio de novas, o que pode obrigar a múltiplas deslocações ao país.

A REMAX também referiu haver apenas, desde abril de 2017, uma “ínfima percentagem de requerentes que conseguiu pagar ao SEF as taxas de emissão dos cartões de residência, o que não se pode conceber e admitir”.

“Na nossa opinião, estas são falhas muito graves e insustentáveis que as autoridades têm que resolver no imediato e que têm uma causa principal que é a falta de meio humanos e físicos”, algo tido como “paradoxal” face aos montantes gerados e que “permite ao SEF empregar pessoal suficiente para fazer face ao volume de pessoas no programa”, concluiu.

A dirigente da imobiliária informou que os cidadãos da China, Brasil, África do Sul, Líbano e Rússia são os que continuam com “mais relevância” em novos investimentos, mas há “claramente um crescente interesse de clientes de outros países do Médio Oriente e Ásia”.

A dirigente defendeu ainda uma revisão da lei, para “permitir maior clareza” na questão da reabilitação.

Ricardo Sousa, presidente executivo da Century 21, que caracteriza os ‘Vistos Gold’ como um “nicho de mercado”, defendeu também a melhoria da operacionalidade do processo.

“O que sim, deverá melhorar é a operacionalidade para que os processos de pedido autorização de residência possam obter uma decisão num mais curto espaço de tempo”, afirmou à Lusa.

Pela ERA Portugal, João Pedro Pereira afirmou a importância do “processo de compra de casa e atribuição de ‘Vistos Gold’ seja simples, transparente e seguro“.

O membro da comissão executiva da ERA explicou que a empresa colabora com gabinetes de advogados para apoio dos clientes em “todas as questões legais e na obtenção de ‘Vistos Gold”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …