Imagens mostravam, supostamente, um carro afundado na Póvoa de Varzim. Mas era retirado do contexto: “Chama-se imbecilidade”.
No dia 19 de Outubro, no meio de dezenas de imagens de efeitos da depressão Aline, houve uma mais vista do que as outras na internet.
O pequeno vídeo foi divulgado pela CMTV, que o tinha recebido pouco antes, enviado por um telespectador.
As imagens seriam de um carro quase totalmente submerso na Póvoa de Varzim, naquele dia.
Foi um vídeo anunciado com a frase: “Agora, imagens muito elucidativas dos estragos que o mau tempo está a provocar”.
O portal A Televisão lembra que o vídeo (este e o original, completo) se espalhou rapidamente pela internet. Era um vídeo de um carro de brincar, de uma criança que o tinha colocado numa pequena poça.
O vídeo tinha sido cortado. Só foram enviados para a CMTV os primeiros segundos, sem mostrar a escala do carro e do local, e sem mostrar a criança.
Agora a CMTV processou a pessoa que enviou o vídeo para a sua redacção.
Em comunicado, a CMTV informa que a acção judicial já deu entrada, na sexta-feira passada. E pretende-se uma pesada indemnização por danos.
A estação televisiva acredita que a pessoa que enviou as imagens “truncou propositadamente o vídeo, pelo que será responsabilizado em tribunal até às últimas consequências”.
“Há gente que, por falha de formação, se diverte à custa das angústias e preocupações dos outros. Em psiquiatria esse distúrbio tem um nome. Juridicamente essa conduta não merece, por enquanto, criminalização, digo por enquanto, porque o flagelo das ‘fake news’ inevitavelmente que vai ser combatido pelos ordenamentos jurídicos. Portanto, para mim, que não sou psiquiatra, chama-se imbecilidade“, diz o advogado Carlos Cruz.
O advogado da Medialivre – que detém o Correio da Manhã – explica que “na sua boa-fé, a CMTV passou o vídeo”.
Vergonha! Num país com jornalistas a serio, alguem nesta porcaria de jornal iria verificar as fontes do que é recebido e perceber se estão a falar a verdade ou não! Culpar as outros pessoas pela vossa estupidez é ridículo! Sejam crescidos e admitam a vossa ignorância!
Verifiquem os factos antes de partilharem noticias falsas! Sejam honestos e deixem de fazer copy/past!
“Há gente que, por falha de formação, se diverte à custa das angústias e preocupações dos outros.” Curioso, não é exatamente isso que o CM faz ?! Aproveitar as “angústias e preocupações dos outros” para beneficio próprio.
Mesmo!
Publicou o vídeo “na sua boa fé” de aumentar audiências. Se o juiz for sério manda a CMTV ir catar pulgas.
Touché!
Mas.. eu não percebo a indignação da CMTV. A notícia era verdadeira, pois houve um carro que ficou submerso. Era um carro pequeno e de brincar, mas era um carro 😛
Estou revoltadíssimo com a travessura que fizeram ao correio da manha… ai que malandros…
Tanta gente aqui a Falar da CMTV mas certamente vêm esse canal, eu vejo e admito é dos canais que mais gosto de ver é este e a TVI e dizem que a CMTV é tão Má mas é o que tem mais audiências e é o Jornal que mais vende, por mim deviam era de acabar a RTP que é um sorvedor de dinheiros Públicos e não serve para Nada .
Eu estou a ver uma forma de alguém ganhar alguns trocos devido a este processo, e não é a CMTV que mais uma vez caiu no ridículo…