Uh-oh, há um problema num dos instrumentos científicos do James Webb

3

NASA

Um dos mecanismos do instrumento MIRI está com problemas devido a um aumento de atrito.

O James Webb está enfrentar problemas com o seu instrumento MIRI. O problema é devido ao aumento do atrito num dos mecanismos do MIRI no modo Espectroscopia de Média Resolução (MRS). O observatório está saudável, mas a equipa decidiu interromper as observações usando o modo MRS até encontrar uma solução.

O Instrumento de Infravermelhos Médios (MIRI) do JWST é um dos mais importantes a bordo e permite que o telescópio veja na faixa de comprimento de onda entre 5 e 27 micrómetros. O instrumento possui 4 modos: criação de imagens, espectroscopia de média resolução, espectroscopia de baixa resolução e coronagrafia.

A 24 de agosto, durante a preparação para observações com o modo de espectroscopia de média resolução (MRS) do MIRI, a equipa detetou um problema com uma roda de grade. A sua função é selecionar entre comprimentos de onda curtos, médios e longos. Durante o processo de configuração que levou à observação científica, o telescópio detetou um aumento no atrito no mecanismo, o que causou o problema.

Aqui está uma visão interna do instrumento MIRI no modo de espectroscopia:

Após verificações preliminares da saúde, um conselho de revisão de anomalias foi convocado a 6 de setembro para avaliar o melhor caminho a seguir. Como resultado, o JWST pausou as observações no modo MRS usando MIRI até que uma solução adequada fosse encontrada. Os três modos restantes do MIRI ainda estão a funcionar corretamente. Outros instrumentos também não foram afetados.

Problemas anteriores no James Webb

Não é a primeira vez que o James Webb enfrenta problemas desde o seu lançamento em dezembro de 2021. Anteriormente, um micrometeorito maior do que o esperado atingiu um dos segmentos espelhados do JWST. Houve danos suficientes para serem detetados pela equipa, mas a qualidade das observações ainda está a superae as expectativas originais.

Apesar dos problemas atuais, ainda devemos esperar que novas imagens venham. Portanto, as publicações recentes de imagens da Nebulosa da Tarântula e da Nebulosa de Órion definitivamente não serão as últimas.

Existem muitos outros modos que o observatório pode usar por enquanto. Além disso, há muitas coisas que James Webb já observou, mas ainda não divulgou ao público. Como as imagens do sistema TRAPPIST-1, que tirou durante o primeiro mês de operação científica.

Resta-nos esperar que a equipa seja capaz de encontrar a solução para o problema atual e retornar o telescópio ao modo de funcionamento total.

3 Comments

  1. “Após verificações preliminares da saúde…”, não sabia que o James Webb era um ser biológico. O termo “técnico” seria aqui preferível à palavra saúde, esta reservada aos seres vivos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.