O Príncipe William alarga espaço na diplomacia da coroa com visita aos EUA

katrinaebowman / Flickr

William e Kate vão estar 3 dias nos Estados Unidos

William e Kate já estiveram na Califórnia

O príncipe William e a mulher, Kate, chegaram a Nova Iorque para uma visita que marca um passo em frente no seu papel de representação da coroa britânica, disseram comentadores de questões da monarquia.

A viagem de três dias vai levar o duque e a duquesa de Cambridge, ambos com 32 anos, a misturar diplomacia com o apoio às suas causas sociais preferidas e a promoção dos interesses britânicos.

O príncipe William, o 2º na linha de sucessão ao trono depois do pai, Carlos, começa a fazer mais trabalho para a monarquia britânica à medida que a Rainha Isabel II se aproxima dos 90 anos.

“É uma viagem significativa que vai tentar impor mais William na diplomacia, no papel de homem de Estado”, afirmou Robert Jobson, autor de “A Nova Família Real”, livro sobre William, Kate e o filho, o príncipe George – que não vai estar na visita.

A visita oficial vai ser a segunda realizada pelo casal fora da Commonwealth, depois de uma breve passagem pela Califórnia no final de uma ronda pelo Canadá, em 2011.

William está entretanto a preparar-se para uma viagem ao Japão e à China, em finais de fevereiro ou princípio de março, sem Kate, que deverá dar à luz em abril.

A viagem aos Estados Unidos vai certamente reavivar as memórias da viagem de 1985 feita pelos pais de William, Carlos e Diana, quando a princesa dançou com o Presidente dos EUA Ronald Reagan e o ator John Travolta.

US Federal Government

John Travolta com a Princesa Diana

John Travolta com a Princesa Diana

Uma conversa com Obama e um jogo de basquetebol

O casal real chegou a Nova Iorque num voo comercial e, pouco depois de desembarcar, ficou alojado num hotel da avenida Madison, na ilha de Manhattan, onde cerca de duas dezenas de pessoas os esperavam para os saudar, revelou a imprensa local.

O hotel hasteou na entrada as bandeiras dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Esta segunda-feira, William viaja para Washington, onde dá uma conferência no Banco Mundial e é recebido pelo Presidente Barack Obama, na Casa Branca, para conversações sobre o comércio ilegal de animais selvagens, um tema caro ao príncipe.

Ainda em Nova Iorque, Kate visita um centro infantil em Harlem, numa deslocação que tem lugar com Chirlane McCray, mulher do presidente da câmara, e almoça com empresários e artistas britânicos que residem na cidade.

William regressa a Nova Iorque para participar numa recepção organizada pela Royal Foundation e pela Fundação Clinton, que estará representada por Hillary Clinton e pela filha Chelsea.

O dia termina com um jogo de basquetebol.

Na terça-feira os duques de Cambridge visitam o memorial e o museu dedicados aos ataques de 11 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …