O Príncipe William alarga espaço na diplomacia da coroa com visita aos EUA

katrinaebowman / Flickr

William e Kate vão estar 3 dias nos Estados Unidos

William e Kate já estiveram na Califórnia

O príncipe William e a mulher, Kate, chegaram a Nova Iorque para uma visita que marca um passo em frente no seu papel de representação da coroa britânica, disseram comentadores de questões da monarquia.

A viagem de três dias vai levar o duque e a duquesa de Cambridge, ambos com 32 anos, a misturar diplomacia com o apoio às suas causas sociais preferidas e a promoção dos interesses britânicos.

O príncipe William, o 2º na linha de sucessão ao trono depois do pai, Carlos, começa a fazer mais trabalho para a monarquia britânica à medida que a Rainha Isabel II se aproxima dos 90 anos.

“É uma viagem significativa que vai tentar impor mais William na diplomacia, no papel de homem de Estado”, afirmou Robert Jobson, autor de “A Nova Família Real”, livro sobre William, Kate e o filho, o príncipe George – que não vai estar na visita.

A visita oficial vai ser a segunda realizada pelo casal fora da Commonwealth, depois de uma breve passagem pela Califórnia no final de uma ronda pelo Canadá, em 2011.

William está entretanto a preparar-se para uma viagem ao Japão e à China, em finais de fevereiro ou princípio de março, sem Kate, que deverá dar à luz em abril.

A viagem aos Estados Unidos vai certamente reavivar as memórias da viagem de 1985 feita pelos pais de William, Carlos e Diana, quando a princesa dançou com o Presidente dos EUA Ronald Reagan e o ator John Travolta.

US Federal Government

John Travolta com a Princesa Diana

John Travolta com a Princesa Diana

Uma conversa com Obama e um jogo de basquetebol

O casal real chegou a Nova Iorque num voo comercial e, pouco depois de desembarcar, ficou alojado num hotel da avenida Madison, na ilha de Manhattan, onde cerca de duas dezenas de pessoas os esperavam para os saudar, revelou a imprensa local.

O hotel hasteou na entrada as bandeiras dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Esta segunda-feira, William viaja para Washington, onde dá uma conferência no Banco Mundial e é recebido pelo Presidente Barack Obama, na Casa Branca, para conversações sobre o comércio ilegal de animais selvagens, um tema caro ao príncipe.

Ainda em Nova Iorque, Kate visita um centro infantil em Harlem, numa deslocação que tem lugar com Chirlane McCray, mulher do presidente da câmara, e almoça com empresários e artistas britânicos que residem na cidade.

William regressa a Nova Iorque para participar numa recepção organizada pela Royal Foundation e pela Fundação Clinton, que estará representada por Hillary Clinton e pela filha Chelsea.

O dia termina com um jogo de basquetebol.

Na terça-feira os duques de Cambridge visitam o memorial e o museu dedicados aos ataques de 11 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …