O Príncipe William alarga espaço na diplomacia da coroa com visita aos EUA

katrinaebowman / Flickr

William e Kate vão estar 3 dias nos Estados Unidos

William e Kate já estiveram na Califórnia

O príncipe William e a mulher, Kate, chegaram a Nova Iorque para uma visita que marca um passo em frente no seu papel de representação da coroa britânica, disseram comentadores de questões da monarquia.

A viagem de três dias vai levar o duque e a duquesa de Cambridge, ambos com 32 anos, a misturar diplomacia com o apoio às suas causas sociais preferidas e a promoção dos interesses britânicos.

O príncipe William, o 2º na linha de sucessão ao trono depois do pai, Carlos, começa a fazer mais trabalho para a monarquia britânica à medida que a Rainha Isabel II se aproxima dos 90 anos.

“É uma viagem significativa que vai tentar impor mais William na diplomacia, no papel de homem de Estado”, afirmou Robert Jobson, autor de “A Nova Família Real”, livro sobre William, Kate e o filho, o príncipe George – que não vai estar na visita.

A visita oficial vai ser a segunda realizada pelo casal fora da Commonwealth, depois de uma breve passagem pela Califórnia no final de uma ronda pelo Canadá, em 2011.

William está entretanto a preparar-se para uma viagem ao Japão e à China, em finais de fevereiro ou princípio de março, sem Kate, que deverá dar à luz em abril.

A viagem aos Estados Unidos vai certamente reavivar as memórias da viagem de 1985 feita pelos pais de William, Carlos e Diana, quando a princesa dançou com o Presidente dos EUA Ronald Reagan e o ator John Travolta.

US Federal Government

John Travolta com a Princesa Diana

John Travolta com a Princesa Diana

Uma conversa com Obama e um jogo de basquetebol

O casal real chegou a Nova Iorque num voo comercial e, pouco depois de desembarcar, ficou alojado num hotel da avenida Madison, na ilha de Manhattan, onde cerca de duas dezenas de pessoas os esperavam para os saudar, revelou a imprensa local.

O hotel hasteou na entrada as bandeiras dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Esta segunda-feira, William viaja para Washington, onde dá uma conferência no Banco Mundial e é recebido pelo Presidente Barack Obama, na Casa Branca, para conversações sobre o comércio ilegal de animais selvagens, um tema caro ao príncipe.

Ainda em Nova Iorque, Kate visita um centro infantil em Harlem, numa deslocação que tem lugar com Chirlane McCray, mulher do presidente da câmara, e almoça com empresários e artistas britânicos que residem na cidade.

William regressa a Nova Iorque para participar numa recepção organizada pela Royal Foundation e pela Fundação Clinton, que estará representada por Hillary Clinton e pela filha Chelsea.

O dia termina com um jogo de basquetebol.

Na terça-feira os duques de Cambridge visitam o memorial e o museu dedicados aos ataques de 11 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …