O principal mistério do Sol foi finalmente desvendado

Investigadores da Universidade de Michigan ofereceram uma explicação sobre porque é que a parte mais externa da atmosfera do Sol, chamada de coroa, é muito mais quente do que a superfície da estrela.

Os cientistas acreditam ter encontrado uma resposta e esperam confirmar hipóteses com a ajuda da sonda Parker da NASA, que se aproximará da estrela mais importante do nosso Sistema Solar a uma distância recorde.

Em aproximadamente dois anos, a sonda será a primeira embarcação feita pelo homem a entrar na zona em torno do Sol, onde o aquecimento parece fundamentalmente diferente do que se viu anteriormente no espaço. Isso permitirá que testem a sua teoria de que o aquecimento é devido a pequenas ondas magnéticas que viajam para frente e para trás dentro da zona.

“Seja qual for a física por trás desse superaquecimento, é um quebra-cabeça que nos olha nos olhos há 500 anos”, disse Justin Kasper, professor de ciências climáticas e espaciais da U-M e principal investigador da missão Parker, em comunicado. “Em apenas mais dois anos, a Parker Solar Probe finalmente revelará a resposta.”

Na mesma zona há ondas Alfvén – ondas de plasma -, que se espalham ao longo das linhas de energia do campo magnético e se movem entre a superfície e a parte mais externa da atmosfera.

Numa determinada área – o ponto Alfvén -, as ondas da coroa não podem regressar ao Sol por causa da alta velocidade do vento solar. Abaixo do ponto de Alfvén, as partículas carregadas são afetadas pelas ondas.

“Quando se está abaixo do ponto de Alfvén, está-se numa sopa de ondas”, disse Kasper. “As partículas carregadas são desviadas e aceleradas pelas ondas vindas de todas as direções.”

Segundo os investigadores, devido ao forte aquecimento, a atmosfera solar aumenta muitas vezes em comparação com o diâmetro do próprio Sol, enquanto que a temperatura dos iões pesados é dez vezes maior do que a temperatura do hidrogénio.

Os investigadores calcularam quão distante da superfície solar é interrompido o aquecimento dos iões de hélio, posicionando a borda exterior da zona de superaquecimento a cerca de 10 a 50 raios solares da superfície. O valor não pode ser mais definitivo visto que alguns dados só puderam ser presumidos.

Resolver o enigma permitiria aos cientistas entender melhor e prever o clima solar, o que pode representar sérias ameaças à rede elétrica da Terra. O primeiro passo é determinar onde o aquecimento da atmosfera externa do sol começa e termina.

Nos próximos anos, Parker se aproximará a cada passagem até que a sonda caia abaixo do ponto de Alfvén. Kasper e Klein preveem que deve entrar na zona de aquecimento preferencial em 2021, à medida que a fronteira se expande com o aumento da atividade solar. Em seguida, a NASA terá informações diretas da fonte para responder a todos os tipos de perguntas de longa data.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O sistema solar como o próprio nome indica é composto pelo sol e seus planetas e luas. Logo o o sol é a única estrela do sistema solar e a expressão “que se aproximará da estrela mais importante do nosso Sistema Solar” é no mínimo ridícula..

  2. Mal se lembra oque se comeu ontem! E querem afirmar inúmeras coisas! Segundo alguns o espaço está em expansão. De certo esses cientistas nasceram com as estrelas dando mama para eles e Ao longo do tempo eles foram se afastando ano após anos!

  3. O universo sempre existiu agora com o passar dos séculos o homem começou a
    Aguçar sua curiosidade pelo universo e seus mistérios pra o homem a verdade e que levará uma eternidade para o homem compreender que ele passou a existir para o universo e não o universo para ele!

  4. 1) Sim, existem outras estrelas no nosso sistema solar: Elenin e Menesis que tem longos ciclos de volta em torno do Sol cerca de milhares de anos.
    2) O Sol é uma fonte de energia FRIA, logo não emite calor. As partículas solares ao colidirem com moléculas da atmosfera causam atrito e o atrito gera calor. Não há oxigênio em torno de Sol para alimentar qualquer chama. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol tem GELO. Isso seria impossível se o Sol fosse uma imensa fornalha.

RESPONDER

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …

Portimão vai receber a última corrida do Mundial de MotoGP em novembro

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber a 14.ª e última prova do campeonato do mundo de velocidade MotoGP, anunciou esta segunda-feira a organização do evento. O circuito algarvio integra o calendário de 2020, …

Bill Gates prevê que a pandemia termine em 2021 (mas só no "mundo rico")

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acredita que a pandemia de covid-19, que já matou mais de 727 mil mortes em todo o mundo, possa ser dada como terminada no final de 2021 nos países …