Encontradas na Etiópia evidências dos primeiros alpinistas da História

(dr) Alexander Groos

Uma equipa de investigadores encontrou evidências de que humanos pré-históricos viveram, durante a Idade do Gelo, nas Montanhas Bale, na Etiópia, que ficam a cerca de 3.469 metros acima do nível do mar.

As últimas descobertas arqueológicas em altitudes elevadas apontam para a possibilidade de os Humanos terem colonizado esses locais mais cedo do que se pensava. Agora, de acordo com o Live Science, cientistas dizem ter descoberto na Etiópia aquela que será a evidência mais antiga dos primeiros alpinistas da nossa História.

“O mais empolgante desta descoberta é o facto de as pessoas pré-históricas repetidamente, ao longo dos milénios, terem passado uma quantidade considerável de tempo em altitudes elevadas como se fosse a sua casa e de forma ativa e deliberada usavam os recursos afro-alpinos disponíveis”, declara Götz Ossendorf, arqueólogo da Universidade de Colónia, na Alemanha, e co-autor do estudo publicado na Science.

Os investigadores caminharam a pé e a cavalo até um afloramento rochoso próximo da Fincha Habera nas Montanhas Bale, no sudeste da Etiópia, que fica a cerca de 3.469 metros acima do nível do mar.

Nos 4.400 metros acima do nível do mar, estas montanhas são bastante inóspitas. Como tal, assumia-se que os humanos se estabeleceram nesta área apenas muito recentemente e por breves períodos de tempo, explica Bruno Glaser, outro co-autor desta pesquisa e cientista do solo na também alemã Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg.

Porém, os cientistas descobriram numerosas evidências como artefactos de pedra, ossos de animais queimados, fragmentos de argila e uma conta de vidro que mostram que o afloramento rochoso já foi habitado.

A datação por carbono dos sedimentos depositados no solo revelou que estes artefactos datam de há 47 mil a 31 mil anos. Como tal, este abrigo esteve ativo durante o último período glacial, também chamado de Idade do Gelo.

“Nesta altura, uma grande parte das Montanhas Bale — cerca de 265 quilómetros quadrados — estavam cobertas de gelo. Os glaciares fluíam de uma calota de gelo central para os vales”, afirma Alexander Groos, co-autor do estudo e glaciologista da Universidade de Berna, na Suíça.

Embora este período possa não parecer o melhor momento para residir nas montanhas, os cientistas notam que o derretimento da água nas bordas dos glaciares pode ter tornado os plateaus livres de gelo mais atrativos do que os vales mais baixos, uma vez que estes estariam mais quentes mas também mais secos.

Além disso, havia com abundância ratos-toupeira gigantes, com cerca de dois quilos, que eram fáceis de caçar e que assim serviam de alimento para ajudar estes humanos a sobreviver e ainda depósitos de obsidiana, rocha vulcânica que servia de matéria-prima para fazer ferramentas valiosas.

Este abrigo nas montanhas servia de acampamento durante semanas a meses, “onde grandes grupos — 20 a 25 pessoas — dormiam, preparavam comida, faziam ferramentas e importavam recursos. Naquela época, os humanos pré-históricos eram caçadores-coletores móveis, ou seja, nunca ficavam sedentários num único local, mas tinham um ‘circuito de subsistência’ programado”, conclui Ossendorf.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …