Encontradas na Etiópia evidências dos primeiros alpinistas da História

(dr) Alexander Groos

Uma equipa de investigadores encontrou evidências de que humanos pré-históricos viveram, durante a Idade do Gelo, nas Montanhas Bale, na Etiópia, que ficam a cerca de 3.469 metros acima do nível do mar.

As últimas descobertas arqueológicas em altitudes elevadas apontam para a possibilidade de os Humanos terem colonizado esses locais mais cedo do que se pensava. Agora, de acordo com o Live Science, cientistas dizem ter descoberto na Etiópia aquela que será a evidência mais antiga dos primeiros alpinistas da nossa História.

“O mais empolgante desta descoberta é o facto de as pessoas pré-históricas repetidamente, ao longo dos milénios, terem passado uma quantidade considerável de tempo em altitudes elevadas como se fosse a sua casa e de forma ativa e deliberada usavam os recursos afro-alpinos disponíveis”, declara Götz Ossendorf, arqueólogo da Universidade de Colónia, na Alemanha, e co-autor do estudo publicado na Science.

Os investigadores caminharam a pé e a cavalo até um afloramento rochoso próximo da Fincha Habera nas Montanhas Bale, no sudeste da Etiópia, que fica a cerca de 3.469 metros acima do nível do mar.

Nos 4.400 metros acima do nível do mar, estas montanhas são bastante inóspitas. Como tal, assumia-se que os humanos se estabeleceram nesta área apenas muito recentemente e por breves períodos de tempo, explica Bruno Glaser, outro co-autor desta pesquisa e cientista do solo na também alemã Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg.

Porém, os cientistas descobriram numerosas evidências como artefactos de pedra, ossos de animais queimados, fragmentos de argila e uma conta de vidro que mostram que o afloramento rochoso já foi habitado.

A datação por carbono dos sedimentos depositados no solo revelou que estes artefactos datam de há 47 mil a 31 mil anos. Como tal, este abrigo esteve ativo durante o último período glacial, também chamado de Idade do Gelo.

“Nesta altura, uma grande parte das Montanhas Bale — cerca de 265 quilómetros quadrados — estavam cobertas de gelo. Os glaciares fluíam de uma calota de gelo central para os vales”, afirma Alexander Groos, co-autor do estudo e glaciologista da Universidade de Berna, na Suíça.

Embora este período possa não parecer o melhor momento para residir nas montanhas, os cientistas notam que o derretimento da água nas bordas dos glaciares pode ter tornado os plateaus livres de gelo mais atrativos do que os vales mais baixos, uma vez que estes estariam mais quentes mas também mais secos.

Além disso, havia com abundância ratos-toupeira gigantes, com cerca de dois quilos, que eram fáceis de caçar e que assim serviam de alimento para ajudar estes humanos a sobreviver e ainda depósitos de obsidiana, rocha vulcânica que servia de matéria-prima para fazer ferramentas valiosas.

Este abrigo nas montanhas servia de acampamento durante semanas a meses, “onde grandes grupos — 20 a 25 pessoas — dormiam, preparavam comida, faziam ferramentas e importavam recursos. Naquela época, os humanos pré-históricos eram caçadores-coletores móveis, ou seja, nunca ficavam sedentários num único local, mas tinham um ‘circuito de subsistência’ programado”, conclui Ossendorf.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …