/

Os primeiros acrobatas profissionais do mundo faziam mortais no Médio Oriente há 4 mil anos

Javier Alvarez-Mon / Louvre Museum

Os primeiros acrobatas profissionais datam de há 4 mil anos, no Médio Oriente. Afiliados à corte real, tinham vários privilégios, mas também preocupações laborais.

Os habitantes das antigas cidades-estado do Médio Oriente desfrutavam de uma vida social e económica vibrante, centrada em palácios e templos, apoiados por comunidades agrícolas vizinhas. Pessoas, bens e ideias fluíram entre essas cidades, gerando uma esfera cultural dentro da qual fortes identidades e costumes locais foram preservados.

Um desses costumes que surgiu na região da Síria era o de acrobata profissional, ou huppû, vinculado à corte real.

A primeira menção conhecida do huppû está em documentos administrativos da antiga cidade de Ebla (Tell Mardikh) na Síria, datados de 2320 aC. Os detalhes da profissão podem ser posteriormente reunidos a partir de fragmentos de informações num arquivo real (1771-1764 aC) de cerca de 20.000 tábuas preservadas na cidade vizinha de Mari (Tell Hariri) no rio Eufrates.

Registos e cartas pessoais revelam trupes de huppû que atuavam várias vezes por mês em eventos especiais para comemorar o regresso seguro do rei à cidade, a chegada de visitantes especiais e festivais religiosos. O programa do festival da deusa Ishtar incluía huppû, lutadores e sacerdotes de lamentação que cantavam na antiga língua suméria acompanhados por tambores.

Essas produções foram tão admiradas que o elenco e a equipa técnica acompanhavam o rei para se divertir em reinos estrangeiros.

O ofício do huppû

Existem apenas dois adjetivos remanescentes usados para descrever as performances de huppû, mas evocam um banquete visual de movimento de alta energia.

O primeiro, mēlulu, significava “brincar”, “atuar” e “lutar”. O segundo, nabalkutu, foi aplicado a uma série de ações ousadas e dinâmicas: “para limpar um obstáculo”, “rebelar-se contra a autoridade”, “virar de cabeça para baixo”, “mudar de lado”, entre outros.

Podemos imaginar grupos de huppû a apresentarem uma mistura coreografada de danças e acrobacias, harmonizando a força física e o controlo com a expressão corporal para conquistar o público.

O ofício parece ter sido uma profissão exclusivamente masculina. Não há registos de uma forma feminina do substantivo huppû, nem qualquer huppû documentado com nome feminino.

O acesso à educação formal na escrita e nas artes na antiga Síria, como em todo o Próximo-Oriente, era determinado principalmente pelo estatuto da família: a maioria das crianças seguia os passos dos seus pais.

Existiam conservatórios especializados para músicos e cantores promissores, enquanto, assim como os atletas modernos, jovens aprendizes huppû eram enviados para academias dedicadas para aprender a mestria através de anos de exercícios repetitivos e extenuantes.

Através de correspondência preservada entre a elite letrada, parece que a divisão entre conservatórios artísticos e academias de atletismo refletia uma divisão mente-corpo nos valores culturais.

A tensão entre as escolas veio à tona numa carta escrita pelo chefe da trupe real huppû, Piradi, ao rei Zimri-Lim, datada de cerca de 1763 aC.

Primeiro apelando ao bom senso do rei (“meu senhor sabe quando estou a mentir e quando não”), Piradi continua a lamentar a dificuldade subestimada da sua arte (uma reclamação um tanto verificada por uma disparidade salarial entre músicos e acrobatas nas contas reais) e o desprezo que recebe dos músicos.

Na realidade, da própria caneta de um músico: “se eu quebrar o meu juramento, eles podem perseguir-me e tornar-me um huppû!”

Viver como um huppû

Os membros da trupe viviam fora do palácio e muito provavelmente tinham famílias — embora nem sempre felizes, a julgar pela declaração de Piradi de que uma mulher tinha acabado de sair de sua casa e roubado os seus bens.

O emprego era ocasional. Os pagamentos eram feitos após os espetáculos, provavelmente várias vezes por mês.

Uma lista de gastos do palácio para uma viagem a uma cidade vizinha aponta para uma vida razoável: um huppû comum recebia um siclo de prata; o segundo em comando recebia dois; e o cabecilha recebia cinco. Para contexto, um siclo de prata dava para comprar 300 kg de cevada.

O chefe huppû era um papel especialmente privilegiado, mas também altamente stressante.

O huppû da cidade de Mari enfrentou uma ameaça constante de competição externa, especialmente rivais da famosa escola huppû da vizinha Halep (Aleppo), e pontecial escassez de trabalho e demissões com a chegada de um novo governante visando cortes de financiamento nas artes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.