Primeiro navio elétrico comprado pela Transtejo chegou danificado e a precisar de reparações

2

Tiago Petinga / Lusa

O navio em causa é o primeiro de uma encomenda de dez e o único a estar equipado com um conjunto de baterias adequado.

Depois de conhecidos os polémicos contratos de aquisição de navios elétricos sem motor por parte da Transtejo, a primeira embarcação já chegou a Lisboa. No entanto, no momento em que foi descarregada foi possível observar danos no casco, pelo que serão necessárias reparações.

De acordo com o Observador, esta informação foi confirmada pela empresa de transportes, que atribui a situação às más e imprevisíveis condições de navegabilidade em que a deslocação ocorreu.

Os cascos do navio são de fibra de vidro, o que o deixa mais vulnerável.

Segundo a mesma fonte, não foi possível classificar a gravidade dos estragos nem apurar uma data para que o navio possa ser submetido aos primeiros testes. Ainda assim, a responsabilidade da avaliação dos anos e as reparações são responsabilidade do fabricante, os Astilleros Gondán.

“O estaleiro irá proceder à habitual e rigorosa avaliação do navio e irá determinar a realização das reparações necessárias. Os custos serão, naturalmente, assumidos pelo fretador do navio de carga, responsável pelo transporte”.

O processo até o Cegonha Branca chegar às águas do Tejo para servir a população ainda será longo. Após a reparação, serão ainda realizadas as vistorias técnicas necessárias por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a legalização do navio — um passo que está dependente da emissão do certificado de navegabilidade e do registo do título de propriedade.

Só após este passo será possível iniciar-se a formação das tripulações.

O navio em causa é o primeiro de uma encomenda de dez e o único a estar equipado com um conjunto de baterias necessário às suas deslocações. A sua chegada acontece poucos dias depois de a administração da empresa pública ter apresentado a sua demissão na sequência da compra de baterias elétricas que recebeu um chumbo do Tribunal de Contas.

ZAP //

2 Comments

  1. E o que faz meterem pessoas a comprar Produtos sem nada perceberem de Negócios ou do Produto, ou então já foram comprados assim com Dinheiro dos Contribuintes já com o intuito de desviarem Milhões para Empresas de Amigos com Reparações e Baterias entre outros

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.