Primeiro-ministro francês assume ter gasto 350 mil euros numa viagem para Paris

Gouvernement / Facebook

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

O primeiro-ministro francês terá alugado um jato privado para voltar do Japão para França, cuja viagem terá custado 350 mil euros.

Edouard Philippe, primeiro-ministro francês, defendeu esta quarta-feira a sua decisão de alugar um jato privado, em que gastou 350 mil euros, para voltar do Japão para França.

De acordo com o Diário de Notícias, o comportamento do primeiro-ministro francês foi altamente criticado pela oposição. Além disso, a Anticor, uma organização não-governamental que se foca na corrupção financeira na política, acusa Edouard Philippe de não seguir o exemplo.

Em declarações à rádio RTL, Philippe reconheceu a situação, afirmando que ele e a sua delegação viajaram de Tóquio para Paris, depois de uma viagem oficial à Nova Caledónia, o que custou, de facto, 350 mil euros.

“Sabíamos que não havia qualquer voo comercial e precisávamos de regressar, porque o Presidente ia partir para a Argélia. A regra é, sempre que possível, o primeiro-ministro ou o Presidente devem estar em território nacional. Assumo toda a responsabilidade“, explicou o primeiro-ministro, de acordo com a Reuters.

Karim Bouamrane, porta-voz dos socialistas franceses, critica a atitude afirmando que o voo em questão mostra “amadorismo” na capacidade de organização da equipa do primeiro-ministro francês.

Emmanuel Macron, Presidente francês, tem pedido um comportamento exemplar no que diz respeito a gastos governamentais. No entanto, no início deste mês, foi muito criticado por ter celebrado o seu 40.º aniversário num palácio, justificando depois que foi tudo pago por ele e pela mulher.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …