Primeiro-ministro francês assume ter gasto 350 mil euros numa viagem para Paris

Gouvernement / Facebook

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

O primeiro-ministro francês terá alugado um jato privado para voltar do Japão para França, cuja viagem terá custado 350 mil euros.

Edouard Philippe, primeiro-ministro francês, defendeu esta quarta-feira a sua decisão de alugar um jato privado, em que gastou 350 mil euros, para voltar do Japão para França.

De acordo com o Diário de Notícias, o comportamento do primeiro-ministro francês foi altamente criticado pela oposição. Além disso, a Anticor, uma organização não-governamental que se foca na corrupção financeira na política, acusa Edouard Philippe de não seguir o exemplo.

Em declarações à rádio RTL, Philippe reconheceu a situação, afirmando que ele e a sua delegação viajaram de Tóquio para Paris, depois de uma viagem oficial à Nova Caledónia, o que custou, de facto, 350 mil euros.

“Sabíamos que não havia qualquer voo comercial e precisávamos de regressar, porque o Presidente ia partir para a Argélia. A regra é, sempre que possível, o primeiro-ministro ou o Presidente devem estar em território nacional. Assumo toda a responsabilidade“, explicou o primeiro-ministro, de acordo com a Reuters.

Karim Bouamrane, porta-voz dos socialistas franceses, critica a atitude afirmando que o voo em questão mostra “amadorismo” na capacidade de organização da equipa do primeiro-ministro francês.

Emmanuel Macron, Presidente francês, tem pedido um comportamento exemplar no que diz respeito a gastos governamentais. No entanto, no início deste mês, foi muito criticado por ter celebrado o seu 40.º aniversário num palácio, justificando depois que foi tudo pago por ele e pela mulher.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.