Primeiro-ministro da Irlanda do Norte demite-se em protesto ao Brexit

niassembly / Flickr

Paul Givan, o primeiro-ministro da Irlanda do Norte

Paul Givan sai em protesto pelos controlos fronteiriços de produtos causados pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Segundo o Expresso, a demissão do primeiro-ministro da Irlanda do Norte é um protesto contra as promessas incumpridas de Boris Johnson.

Paul Givan vai demitir-se esta quinta-feira da chefia do governo autónomo norte-irlandês, em protesto pelos efeitos do Brexit no comércio do território. Segundo a emissora britânica BBC, a renúncia ao cargo tem efeitos imediatos.

O Partido Unionista Democrático (DUP), de Givan, governa em coligação com a formação republicana Sinn Féin (SF), ao abrigo do Acordo de Sexta-feira Santa.

O acordo, em 1998, pôs fim a décadas de conflito sangrento entre protestantes, que defendem a permanência da Irlanda no Reino Unido, e católicos, partidários da reunificação irlandesa.

Ao abrigo desse acordo, a saída de Givan implica a queda da vice-primeira-ministra Michelle O’Neill, do SF, já que o Executivo tem de incluir sempre o maior partido de cada comunidade, atualmente DUP e SF. O mais votado indica o primeiro-ministro e o segundo, o vice-primeiro-ministro. Se um cair, o outro cai.

O DUP sempre se opôs ao chamado Protocolo da Irlanda do Norte, com que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, resolveu a questão da circulação de bens entre partes do Reino Unido.

A Irlanda do Norte tem fronteira aberta com a Irlanda, aspeto crucial do acordo de paz. Ora, a Irlanda, membro independente da União Europeia (UE), cumpre a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais com os demais 26 países.

A saída do Reino Unido da UE e do Mercado Único obriga a verificações de produtos nas fronteiras, que Johnson fez instalar no mar da Irlanda, isto é, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, ambas partes constituintes do Reino Unido.

Os unionistas ficaram furiosos, até porque lhes fora prometido o oposto pelo Governo conservador de Londres.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.