Primeiro caso de mutilação genital feminina julgado em Portugal

UNAMID / Flickr

Arranca, nesta sexta-feira, em Sintra, o julgamento do primeiro caso de mutilação genital feminina nos tribunais portugueses. O caso envolve uma jovem mãe que terá praticado ou permitido a mutilação da filha bebé numa viagem à Guiné Bissau.

A acusada reside em Portugal desde criança e já garantiu que não mutilou, nem deixou mutilar a filha durante a estadia na Guiné Bissau, conforme refere o Público que teve acesso ao processo.

O crime de mutilação genital feminina existe desde 2015, implicando uma pena de prisão que pode ir dos 2 aos 10 anos. Contudo, este é o primeiro caso a chegar aos tribunais portugueses.

Nos últimos anos, passaram pelo Ministério Público (MP) nove processos relacionados com este procedimento que é realizado, sobretudo, em alguns países africanos. O que chega agora a julgamento é um deles, enquanto sete foram arquivados e um está ainda a ser investigado, segundo o Público.

Habitualmente, a justiça tem dificuldades em provar o crime, nomeadamente porque, nalguns casos, será praticado fora do país.

A mutilação genital feminina consiste na remoção parcial ou total do clítoris e dos lábios genitais.

Em Portugal, haverá cerca de 6.500 mulheres que foram sujeitas ao procedimento, enquanto 1.800 raparigas com menos de 15 anos estão em risco de o serem, ainda de acordo com dados do Público.

A este jornal, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, destaca que “por alerta das próprias ONG [Organizações Não Governamentais]”, a aposta é numa abordagem mais de sensibilização do que “do domínio do crime e punitiva”, no sentido de identificar casos e de oferecer os cuidados necessários às vítimas.

A presidente do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas à Saúde da Mulher e da Criança da Guiné-Bissau, Fatumata Djau Baldé, aponta ainda ao Público que “há todo um trabalho que deve ser feito com as comunidades praticantes”. “São práticas com séculos que não são abandonadas por mera existência das leis“, avisa.

“Nós podemos continuar com as nossas tradições, podemos continuar com as nossas culturas. Mas tudo o que é mau da tradição e da cultura deve ser abandonado“, diz ainda Fatumata Djau Baldé.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Qualquer BARBARIDADE que seja é altamente condenável, mas comparar Touradas ( espectáculo sádico para pessoas sádicas), com acto criminoso retrogrado aqui relatado não faz nenhum sentido !

  1. Com é difícil de comprovar se as provas estão à vista? Bando de atrasados mentais e criminosos com a complacência das autoridades portuguesas para não molestar os camaradas africanos não vá o diabo tecê-las. VERGONHA!

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …