Descoberto o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico

Foi descoberto no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico. Com a espécie sob ameaça de extinção, este achado pode ajudar na sua preservação.

Uma equipa de investigadores descobriu no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um grande tubarão-branco. Esta descoberta vai proporcionar uma melhor compreensão da evolução do maior predador dos oceanos da atualidade. Os cientistas publicaram um estudo da revista científica Scientific Reports.

O Carcharodon carcharias é um dos mais temíveis predadores dos oceanos, mas está sob ameaça de extinção. Em causa está o seu crescimento muito lento e a sua reprodução tardia leva a que tenha poucos descendentes. Esta nova investigação pode até mesmo contribuir para a sua preservação.

Esta espécie de tubarões cresce em áreas especiais de reprodução, onde se mantêm protegidos de outros predadores, escreve a Sputnik News. Apenas quando são maiores é que saem destes locais. Estes viveiros são essenciais para a manutenção de populações reprodutoras estáveis, garantindo a sobrevivência e o sucesso evolutivo da espécie.

“O nosso conhecimento sobre os atuais locais de reprodução do grande tubarão-branco ainda é muito limitado. Os paleoberçários são completamente desconhecidos”, explica o autor principal do estudo, Jaime Villafaña.

Villafaña e os restantes colegas analisaram os dentes fósseis do tubarão, que foram encontrados em vários locais ao longo da costa do Chile e do Peru. Com isto, conseguiram reconstruir os padrões de distribuição e o tamanho destes grandes tubarões pré-históricos. Os resultados mostram que o seu tamanho variou consideravelmente ao longo da costa.

“Se entendermos o passado, ele permitirá tomar hoje as medidas de proteção adequadas para garantir a sobrevivência deste predador de topo, que é de extrema importância para os ecossistemas”, explica o paleobiólogo Jurgen Kriwet, coautor do estudo.

“Os nossos resultados indicam que o aumento da temperatura do mar vai mudar a distribuição dos peixes nas zonas temperadas e alterar estes importantes locais de reprodução no futuro”, acrescentou o especialista.

“Estudos de viveiros passados e presentes e a sua resposta às alterações de temperatura e paleo-oceanográficas são essenciais para proteger tais espécies-chave”, concluiu Jürgen Kriwet.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por causa… da espécie humana qua nunca teve,um casamento feliz, com a natureza e com os…seus partícipes pois o ser humano,nunca fez parte dela temos o inevitável, risco de pede varias espécie, marítimas, e o grande tubarão branco, corre o risco de não mais existir….viva ao ser humano.

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …