Descoberto o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico

Foi descoberto no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico. Com a espécie sob ameaça de extinção, este achado pode ajudar na sua preservação.

Uma equipa de investigadores descobriu no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um grande tubarão-branco. Esta descoberta vai proporcionar uma melhor compreensão da evolução do maior predador dos oceanos da atualidade. Os cientistas publicaram um estudo da revista científica Scientific Reports.

O Carcharodon carcharias é um dos mais temíveis predadores dos oceanos, mas está sob ameaça de extinção. Em causa está o seu crescimento muito lento e a sua reprodução tardia leva a que tenha poucos descendentes. Esta nova investigação pode até mesmo contribuir para a sua preservação.

Esta espécie de tubarões cresce em áreas especiais de reprodução, onde se mantêm protegidos de outros predadores, escreve a Sputnik News. Apenas quando são maiores é que saem destes locais. Estes viveiros são essenciais para a manutenção de populações reprodutoras estáveis, garantindo a sobrevivência e o sucesso evolutivo da espécie.

“O nosso conhecimento sobre os atuais locais de reprodução do grande tubarão-branco ainda é muito limitado. Os paleoberçários são completamente desconhecidos”, explica o autor principal do estudo, Jaime Villafaña.

Villafaña e os restantes colegas analisaram os dentes fósseis do tubarão, que foram encontrados em vários locais ao longo da costa do Chile e do Peru. Com isto, conseguiram reconstruir os padrões de distribuição e o tamanho destes grandes tubarões pré-históricos. Os resultados mostram que o seu tamanho variou consideravelmente ao longo da costa.

“Se entendermos o passado, ele permitirá tomar hoje as medidas de proteção adequadas para garantir a sobrevivência deste predador de topo, que é de extrema importância para os ecossistemas”, explica o paleobiólogo Jurgen Kriwet, coautor do estudo.

“Os nossos resultados indicam que o aumento da temperatura do mar vai mudar a distribuição dos peixes nas zonas temperadas e alterar estes importantes locais de reprodução no futuro”, acrescentou o especialista.

“Estudos de viveiros passados e presentes e a sua resposta às alterações de temperatura e paleo-oceanográficas são essenciais para proteger tais espécies-chave”, concluiu Jürgen Kriwet.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por causa… da espécie humana qua nunca teve,um casamento feliz, com a natureza e com os…seus partícipes pois o ser humano,nunca fez parte dela temos o inevitável, risco de pede varias espécie, marítimas, e o grande tubarão branco, corre o risco de não mais existir….viva ao ser humano.

RESPONDER

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …