Descoberto o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico

Foi descoberto no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um tubarão-branco pré-histórico. Com a espécie sob ameaça de extinção, este achado pode ajudar na sua preservação.

Uma equipa de investigadores descobriu no Chile o primeiro “berçário fóssil” de um grande tubarão-branco. Esta descoberta vai proporcionar uma melhor compreensão da evolução do maior predador dos oceanos da atualidade. Os cientistas publicaram um estudo da revista científica Scientific Reports.

O Carcharodon carcharias é um dos mais temíveis predadores dos oceanos, mas está sob ameaça de extinção. Em causa está o seu crescimento muito lento e a sua reprodução tardia leva a que tenha poucos descendentes. Esta nova investigação pode até mesmo contribuir para a sua preservação.

Esta espécie de tubarões cresce em áreas especiais de reprodução, onde se mantêm protegidos de outros predadores, escreve a Sputnik News. Apenas quando são maiores é que saem destes locais. Estes viveiros são essenciais para a manutenção de populações reprodutoras estáveis, garantindo a sobrevivência e o sucesso evolutivo da espécie.

“O nosso conhecimento sobre os atuais locais de reprodução do grande tubarão-branco ainda é muito limitado. Os paleoberçários são completamente desconhecidos”, explica o autor principal do estudo, Jaime Villafaña.

Villafaña e os restantes colegas analisaram os dentes fósseis do tubarão, que foram encontrados em vários locais ao longo da costa do Chile e do Peru. Com isto, conseguiram reconstruir os padrões de distribuição e o tamanho destes grandes tubarões pré-históricos. Os resultados mostram que o seu tamanho variou consideravelmente ao longo da costa.

“Se entendermos o passado, ele permitirá tomar hoje as medidas de proteção adequadas para garantir a sobrevivência deste predador de topo, que é de extrema importância para os ecossistemas”, explica o paleobiólogo Jurgen Kriwet, coautor do estudo.

“Os nossos resultados indicam que o aumento da temperatura do mar vai mudar a distribuição dos peixes nas zonas temperadas e alterar estes importantes locais de reprodução no futuro”, acrescentou o especialista.

“Estudos de viveiros passados e presentes e a sua resposta às alterações de temperatura e paleo-oceanográficas são essenciais para proteger tais espécies-chave”, concluiu Jürgen Kriwet.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por causa… da espécie humana qua nunca teve,um casamento feliz, com a natureza e com os…seus partícipes pois o ser humano,nunca fez parte dela temos o inevitável, risco de pede varias espécie, marítimas, e o grande tubarão branco, corre o risco de não mais existir….viva ao ser humano.

RESPONDER

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …