Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de Vénus.

Entre centenas de milhares de asteróides conhecidos, apenas se sabe ou se suspeita que 21 tenham uma órbita completamente dentro da Terra. Porém, o 2020 AV2 é o primeiro a mover-se completamente dentro da órbita de Vénus. Além disso, é o segundo objeto mais próximo do Sol, sendo que é o planeta Mercúrio que está mais perto da nossa estrela.

As primeiras evidências da órbita incomum do asteroide 2020 AV2 foram reveladas graças aos dados recolhidos pela Zwicky Transient Facility, um sistema de observação automática e permanente do céu instalado no observatório da Universidade da Califórnia e pela pesquisa astronómica do Observatório Palomar no condado de San Diego, em 4 de janeiro de 2020.

O Virtual Telescope Project 2.0 divulgou a primeira imagem do asteróide, tirada em 8 de janeiro, apenas 4 dias após o primeiro alerta da descoberta.

Gianluca Masi, um astrónomo envolvido neste dispositivo telescópico, destacou, em comunicado, a dificuldade da descoberta, uma vez que se estima que os objetos da órbita de Vénus sejam provavelmente apenas 0,2% dos objetos próximos à Terra (NEO). Além disso, a sua observação a partir Terra é complicada.

Captar estas imagens foi difícil porque o objeto estava bastante baixo (25 graus ou menos) no horizonte ocidental ao entardecer. O fundo do céu estava brilhante, havia uma lua quase cheia no céu e o objeto estava cada vez mais baixo minuto após minuto.

O 2020 AV2 é também o objeto natural com a menor distância de afélio – distância entre a Terra e o Sol – conhecida no nosso Sistema Solar (excluindo o planeta Mercúrio). Com o asteróide 2019 AQ3, descoberto pela mesma equipa, o 2020 AV2 tem o período orbital mais curto conhecido até agora na população de asteróides.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …