Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de Vénus.

Entre centenas de milhares de asteróides conhecidos, apenas se sabe ou se suspeita que 21 tenham uma órbita completamente dentro da Terra. Porém, o 2020 AV2 é o primeiro a mover-se completamente dentro da órbita de Vénus. Além disso, é o segundo objeto mais próximo do Sol, sendo que é o planeta Mercúrio que está mais perto da nossa estrela.

As primeiras evidências da órbita incomum do asteroide 2020 AV2 foram reveladas graças aos dados recolhidos pela Zwicky Transient Facility, um sistema de observação automática e permanente do céu instalado no observatório da Universidade da Califórnia e pela pesquisa astronómica do Observatório Palomar no condado de San Diego, em 4 de janeiro de 2020.

O Virtual Telescope Project 2.0 divulgou a primeira imagem do asteróide, tirada em 8 de janeiro, apenas 4 dias após o primeiro alerta da descoberta.

Gianluca Masi, um astrónomo envolvido neste dispositivo telescópico, destacou, em comunicado, a dificuldade da descoberta, uma vez que se estima que os objetos da órbita de Vénus sejam provavelmente apenas 0,2% dos objetos próximos à Terra (NEO). Além disso, a sua observação a partir Terra é complicada.

Captar estas imagens foi difícil porque o objeto estava bastante baixo (25 graus ou menos) no horizonte ocidental ao entardecer. O fundo do céu estava brilhante, havia uma lua quase cheia no céu e o objeto estava cada vez mais baixo minuto após minuto.

O 2020 AV2 é também o objeto natural com a menor distância de afélio – distância entre a Terra e o Sol – conhecida no nosso Sistema Solar (excluindo o planeta Mercúrio). Com o asteróide 2019 AQ3, descoberto pela mesma equipa, o 2020 AV2 tem o período orbital mais curto conhecido até agora na população de asteróides.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …