Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de Vénus.

Entre centenas de milhares de asteróides conhecidos, apenas se sabe ou se suspeita que 21 tenham uma órbita completamente dentro da Terra. Porém, o 2020 AV2 é o primeiro a mover-se completamente dentro da órbita de Vénus. Além disso, é o segundo objeto mais próximo do Sol, sendo que é o planeta Mercúrio que está mais perto da nossa estrela.

As primeiras evidências da órbita incomum do asteroide 2020 AV2 foram reveladas graças aos dados recolhidos pela Zwicky Transient Facility, um sistema de observação automática e permanente do céu instalado no observatório da Universidade da Califórnia e pela pesquisa astronómica do Observatório Palomar no condado de San Diego, em 4 de janeiro de 2020.

O Virtual Telescope Project 2.0 divulgou a primeira imagem do asteróide, tirada em 8 de janeiro, apenas 4 dias após o primeiro alerta da descoberta.

Gianluca Masi, um astrónomo envolvido neste dispositivo telescópico, destacou, em comunicado, a dificuldade da descoberta, uma vez que se estima que os objetos da órbita de Vénus sejam provavelmente apenas 0,2% dos objetos próximos à Terra (NEO). Além disso, a sua observação a partir Terra é complicada.

Captar estas imagens foi difícil porque o objeto estava bastante baixo (25 graus ou menos) no horizonte ocidental ao entardecer. O fundo do céu estava brilhante, havia uma lua quase cheia no céu e o objeto estava cada vez mais baixo minuto após minuto.

O 2020 AV2 é também o objeto natural com a menor distância de afélio – distância entre a Terra e o Sol – conhecida no nosso Sistema Solar (excluindo o planeta Mercúrio). Com o asteróide 2019 AQ3, descoberto pela mesma equipa, o 2020 AV2 tem o período orbital mais curto conhecido até agora na população de asteróides.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …