Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Roger Hanlon / Marine Biological Laboratory

A lula de baixo foi geneticamente modificada.

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas.

As lulas são um dos animais mais inteligentes do oceano, possuindo um dos maiores cérebros dos invertebrados. Além disso, também têm um sistema nervoso altamente complexo, que lhes permite camuflar o seu corpo num estalar de dedos e comunicar entre si usando vários tipos de sinais.

Agora, um grupo de investigadores criou a primeira lula modificada geneticamente através da ferramenta de edição genética CRIPSR. Desta forma, os cientistas conseguem desvendar da melhor forma possível os mistérios do seu poderoso cérebro.

O portal OneZero escreve que, para além de uma grande marco na biologia, este avanço científico pode trazer grandes benefícios para o ser humano. Isto porque os cefalópodes são usados para estudar doenças neurodegenerativas como a Alzheimer e o Parkinson.

O cientista Joshua Rosenthal, do Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, Massachusetts, acredita que daqui em diante vamos ver mais neurobiólogos a usar estes organismos editados geneticamente.

Rosenthal e a sua equipa conseguiram com que a lula fosse transparente. “Se você vir que a pigmentação desapareceu, é fácil ver se a edição genética está a funcionar”, explicou o cientista ao OneZero. Os resultados foram publicados recentemente no jornal científico Current Biology.

Os investigadores usaram uma espécie chamada Doryteuthis pealeii, que migra em massa para as águas de Cape Cod todas as primaveras. No entanto, esta espécie não consegue sobreviver muito tempo em laboratório, já que se torna muito grande. No futuro, os autores tencionam usar espécies mais pequenas para facilitar o seu estudo.

Além disso, também querem usar o CRISPR para rastrear a atividade neural da lula. Os cientistas vão fazer isto inserindo um gene que gera uma proteína fluorescente que brilha quando o sistema nervoso é ativado.

“Seria bom poder observar a atividade dessas células nervosas para tentar correlacionar o comportamento com a atividade”, disse Rosenthal. Assim, a equipa de investigadores poderá estudar melhor a estrutura cerebral desta criatura.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não foi o CRISPR que falhou rotundamente em embriões humanos?
    Gosto da desculpa de não a deixar crescer por se tornar grande. Não vá mostrar “problemas” daqui a pouco tempo… desculpas.

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …