Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Roger Hanlon / Marine Biological Laboratory

A lula de baixo foi geneticamente modificada.

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas.

As lulas são um dos animais mais inteligentes do oceano, possuindo um dos maiores cérebros dos invertebrados. Além disso, também têm um sistema nervoso altamente complexo, que lhes permite camuflar o seu corpo num estalar de dedos e comunicar entre si usando vários tipos de sinais.

Agora, um grupo de investigadores criou a primeira lula modificada geneticamente através da ferramenta de edição genética CRIPSR. Desta forma, os cientistas conseguem desvendar da melhor forma possível os mistérios do seu poderoso cérebro.

O portal OneZero escreve que, para além de uma grande marco na biologia, este avanço científico pode trazer grandes benefícios para o ser humano. Isto porque os cefalópodes são usados para estudar doenças neurodegenerativas como a Alzheimer e o Parkinson.

O cientista Joshua Rosenthal, do Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, Massachusetts, acredita que daqui em diante vamos ver mais neurobiólogos a usar estes organismos editados geneticamente.

Rosenthal e a sua equipa conseguiram com que a lula fosse transparente. “Se você vir que a pigmentação desapareceu, é fácil ver se a edição genética está a funcionar”, explicou o cientista ao OneZero. Os resultados foram publicados recentemente no jornal científico Current Biology.

Os investigadores usaram uma espécie chamada Doryteuthis pealeii, que migra em massa para as águas de Cape Cod todas as primaveras. No entanto, esta espécie não consegue sobreviver muito tempo em laboratório, já que se torna muito grande. No futuro, os autores tencionam usar espécies mais pequenas para facilitar o seu estudo.

Além disso, também querem usar o CRISPR para rastrear a atividade neural da lula. Os cientistas vão fazer isto inserindo um gene que gera uma proteína fluorescente que brilha quando o sistema nervoso é ativado.

“Seria bom poder observar a atividade dessas células nervosas para tentar correlacionar o comportamento com a atividade”, disse Rosenthal. Assim, a equipa de investigadores poderá estudar melhor a estrutura cerebral desta criatura.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não foi o CRISPR que falhou rotundamente em embriões humanos?
    Gosto da desculpa de não a deixar crescer por se tornar grande. Não vá mostrar “problemas” daqui a pouco tempo… desculpas.

RESPONDER

"Dia histórico". Espanha remove a última estátua pública do ditador Franco

A última estátua pública do ditador Francisco Franco foi removida de Melilla. A cidade situa-se na costa noroeste de África, mas está sob a soberania espanhola desde o século XVII. Na terça-feira, um grupo de trabalhadores …

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …