Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Roger Hanlon / Marine Biological Laboratory

A lula de baixo foi geneticamente modificada.

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas.

As lulas são um dos animais mais inteligentes do oceano, possuindo um dos maiores cérebros dos invertebrados. Além disso, também têm um sistema nervoso altamente complexo, que lhes permite camuflar o seu corpo num estalar de dedos e comunicar entre si usando vários tipos de sinais.

Agora, um grupo de investigadores criou a primeira lula modificada geneticamente através da ferramenta de edição genética CRIPSR. Desta forma, os cientistas conseguem desvendar da melhor forma possível os mistérios do seu poderoso cérebro.

O portal OneZero escreve que, para além de uma grande marco na biologia, este avanço científico pode trazer grandes benefícios para o ser humano. Isto porque os cefalópodes são usados para estudar doenças neurodegenerativas como a Alzheimer e o Parkinson.

O cientista Joshua Rosenthal, do Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, Massachusetts, acredita que daqui em diante vamos ver mais neurobiólogos a usar estes organismos editados geneticamente.

Rosenthal e a sua equipa conseguiram com que a lula fosse transparente. “Se você vir que a pigmentação desapareceu, é fácil ver se a edição genética está a funcionar”, explicou o cientista ao OneZero. Os resultados foram publicados recentemente no jornal científico Current Biology.

Os investigadores usaram uma espécie chamada Doryteuthis pealeii, que migra em massa para as águas de Cape Cod todas as primaveras. No entanto, esta espécie não consegue sobreviver muito tempo em laboratório, já que se torna muito grande. No futuro, os autores tencionam usar espécies mais pequenas para facilitar o seu estudo.

Além disso, também querem usar o CRISPR para rastrear a atividade neural da lula. Os cientistas vão fazer isto inserindo um gene que gera uma proteína fluorescente que brilha quando o sistema nervoso é ativado.

“Seria bom poder observar a atividade dessas células nervosas para tentar correlacionar o comportamento com a atividade”, disse Rosenthal. Assim, a equipa de investigadores poderá estudar melhor a estrutura cerebral desta criatura.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não foi o CRISPR que falhou rotundamente em embriões humanos?
    Gosto da desculpa de não a deixar crescer por se tornar grande. Não vá mostrar “problemas” daqui a pouco tempo… desculpas.

RESPONDER

O aperto de mão está em vias de extinção?

O aperto de mão desapareceu quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, mas devido à vacinação em massa e ao levantamento progressivo das restrições no Estados Unidos e na Europa, o aperto de mão está …

Portugal vs França Em Direto: Começou o jogo em Budapeste

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Eslováquia 0 - 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados. Espanha alcançou a maior …

PRR. Costa diz que é preciso acabar “com o chover no molhado” e agarrar a oportunidade

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que o país tem de acabar “com o chover no molhado” e fazer o que ainda não foi feito, “agarrando” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e não perdendo …

Alemanha ilumina-se com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBT ( e contra a UEFA)

No momento do apito inicial para o jogo entre a Alemanha e a Hungria, vários estádios alemães vão iluminar-se com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTI (e contra a decisão da UEFA). Esta …

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …

Moradores desalojados saíram de reunião com a Câmara de Loures com “uma mão cheia de nada"

Moradores desalojados de Loures dizem não ter recebido nenhuma solução de realojamento por parte da Câmara, que nega que as casas estivessem ocupadas na altura em que os técnicos fizeram um levantamento para a sua …

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …

Primeiro julgamento ao abrigo da lei de segurança nacional em Hong Kong

Um homem acusado de conduzir uma motocicleta contra polícias de Hong Kong, enquanto transportava uma bandeira de protesto, tornou-se esta quarta-feira na primeira pessoa a ser julgada ao abrigo da lei de segurança nacional, aprovada …

Lei húngara que discrimina população LGBT+ "é uma vergonha", diz Ursula von der Leyen

O projeto de lei aprovado pela Hungria, que proíbe a divulgação a menores de 18 anos de conteúdos que incluam a "representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da …