Primeira estação de comboios 3D vai ser construída em apenas seis horas

West Japan Railway Company

Protótipo da primeira estação de comboios em 3D

A primeira estação de comboios impressa em 3D do mundo vai ser construída em apenas seis horas, na cidade de Arida (província de Wakayama), no Japão.

A arquitetura impressa em 3D continua a ganhar força, com todos os tipos de projetos a serem criados com esta tecnologia em crescimento.

Um dos exemplos mais sonantes dessa tecnologia é uma nova estação de comboios no Japão, que vai ser construída em apenas seis horas.

A obra está a ser criada pela West Japan Railway Company, juntamente com a JR West Innovations e Serendix.

Como lembra a New Atltas, a estação de Hatsushima não é um edifício ambicioso de vários andares, mas uma estrutura pequena e simples. Terá uma altura de 2,6 metros, uma largura de 6,3 metros e uma profundidade de 2,1 metros.

“A estação será feita de betão armado, é durável e resistente à corrosão”, disse, em comunicado, a West Japan Railway Company.

“Em comparação com os métodos de construção pré-fabricados convencionais, não utiliza cofragem, permitindo uma maior liberdade de modelação e uma maior flexibilidade de conceção“, cita a New Atlas.

A estação vai ser construida em aproximadamente seis horas, no dia 25 de março – entre o último comboio do dia e o primeiro comboio do dia seguinte.

Como é construída tão rápido?

Como explica o comunicado, primeiramente, a estrutura real do abrigo será construída em partes, numa fábrica, utilizando uma impressora 3D normal, que extrudirá uma mistura semelhante a cimento de um bocal em camadas para construir as formas necessárias.

Depois, quando estas peças impressas estiverem prontas, serão transportadas para o local e montadas com recurso a uma grua. É este processo de montagem que demorará apenas algumas horas. Por outro lado, não se sabe quanto demora o processo de impressão.

Se tudo correr bem e a estação se revelar tão económica e livre de manutenção como se espera, a West Japan Railway Company tenciona expandir o projeto e criar mais estações impressas em 3D noutros locais do Japão para substituir estruturas envelhecidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.