Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira.

A Liga Nacional de Râguebi (NRL) australiana nomeou Sharpe e Ben Cummins como árbitros de campo para a partida em Brisbane entre os Broncos e os Canterbury Bulldogs.

Sharpe, de 31 anos, iniciou-se na NRL em 2014, mas sempre fora da categoria dos árbitros principais, os de campo, tendo dirigido 4 jogos de teste no campeonato do mundo de 2017.

Sharpe admitiu que o ambiente na arbitragem é “de alta pressão”, mas sublinhou que a questão do género é irrelevante. Os jogadores, segundo Belinda Sharpe, “só querem árbitros capazes de fazer o seu trabalho e não importa, necessariamente, quem são, sejam homens ou mulheres”.

O chefe de competições de elite da NRL e ex-árbitro, Graham Annesley, descreveu a nomeação de Sharpe como “um momento histórico”. “Trabalhou arduamente (…) e foi promovida por mérito”, frisou.

// Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.