/

Primata pode explicar por que algumas pessoas são alérgicas a gatos

O único primata venenoso do mundo está a ajudar os cientistas a perceber porque é que algumas pessoas são alérgicas a gatos. Parece que é tudo uma forma de nos manter afastados.

Apesar de parecer um animal extremamente fofinho, o Nycticebus está, na verdade, equipado com uma poderosa arma — veneno —, fazendo dele o único primata venenoso até agora conhecido no reino animal.

Quando se sentem ameaçados, estes primatas lambem as glândulas escondidas nas axilas, tornando a sua saliva venenosa. Desta forma, a sua mordida pode levar a feridas que demoram a cicatrizar.

“Geralmente, estes primatas usam o seu veneno para lutar uns contra os outros. Mas, quando os humanos são mordidos, apresentam sintomas que podem chegar a um choque anafilático”, explica o biólogo Bryan Fry, da Universidade de Queensland, na Austrália, citado pelo Science Alert.

Entre estas secreções estão mais de duzentos compostos aromáticos, sendo que, em alguns deles, ainda se encontram várias proteínas que são um mistério para os cientistas. Por isso, Fry e a sua equipa sequenciaram esses químicos para aprender mais sobre as suas origens e toxicidade.

“Analisamos a sequência de ADN da proteína no veneno do Nycticebus e descobrimos que é praticamente idêntica à proteína alergénica dos gatos. Os gatos revestem-se com esta proteína e é a isso que as pessoas reagem se forem alérgicas a estes animais”, diz o biólogo, cujo estudo científico foi publicado, em janeiro, na revista científica Toxins.

“A alergia humana aos gatos é tão prevalecente que seria uma coincidência notável se essa não fosse uma arma defensiva, tal como a mesma proteína usada pelos Nycticebus. Os gatos podem não o saber, mas podem ter desenvolvido uma defesa tóxica para manter os predadores o mais longe possível”, acrescenta.

Embora esta ligação ainda seja algo especulativa, esta descoberta tem implicações importantes para mapear os processos imunológicos que impedem a cicatrização lenta das mordidas destes primatas. Isto poderá levar ainda, segundo o mesmo site, a melhores tratamentos para alergias ou até novos medicamentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.