Previsão de chuva de ferro derretido e neve de areia quente em anã castanha

NASA/JPL-Caltech/University of Western Ontario/Stony Brook University

O clima numa anã castanha: chuva de pedras e ferro derretido', 'neve' de areia quente

O clima numa anã castanha: chuva de pedras e ferro derretido’, ‘neve’ de areia quente

A primeira previsão do tempo para uma estrela anã castanha acaba de ser divulgada – e os prognósticos para esta “estrela falhada” não são nada bons. Os astrónomos da NASA prevêem chuva de ferro derretido e “neve” de areia quente, com possibilidade de trovoadas e furacões.

Observações efectuadas pelo telescópio Spitzer, da agência espacial americana, revelaram surpreendentemente nuvens turbulentas que circulam à volta de uma estrela anã castanha.

As estrelas anãs castanhas são consideradas uma espécie de versão “fracassada” de um astro normal, já que não conseguiram adquirir massa suficiente para sustentar o contínuo processo de fusão de átomos.

A previsão meteorológica foi divulgada no 23º encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington, e é o retrato mais detalhado já feito de um planeta fora do sistema solar.

Ao comentar o estudo, o professor Adam Burgasser, da Universidade da Califórnia, fez uma brincadeira com a canção de jazz “Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!”:

“Vamos todos cantar a previsão de nossa estrela anã castanha mais próxima: deixemos nevar pedras, deixemos nevar areia, deixemos nevar minerais“, cantou Burgasser.

Os astrónomos escolheram para o estudo um sistema especial, com um par de estrelas anãs castanhas, o Luhman 16AB – o mais próximo da Terra com presença de estrelas anãs, a 6,5 milhões de anos-luz do nosso sistema solar.

NASA/JPL-Caltech

Uma estrela anã castanha é uma espécie de astro "fracassado", que não adquiriu massa suficiente

Uma estrela anã castanha é uma espécie de astro “fracassado”, que não adquiriu massa suficiente

“As tempestades em estrelas castanhas são muito mais violentas e variáveis”, diz à BBC Aren Heinze, da Stony Brook University, de Nova York.

“A chuva é quente demais para se transformar em água. Provavelmente trata-se de ferro derretido e silicatos (areia).”

À medida que os astros giravam ao redor do próprio eixo, os astrónomos procuravam mudanças no brilho da superfície – sinais da existência de nuvens.

Adam Burgasser / UCSD

Adam J. Burgasser, professor de Astrofísica da Universidade da Califórnia

Adam J. Burgasser, professor de Astrofísica da Universidade da Califórnia

“Isso faz de nós ‘astro-meteorologistas’. Nós conseguimos prever quão encoberto o tempo ficará, qual será a temperatura e quanto vento haverá num determinado dia”, diz Burgasser.

Os ventos detectados na Luhman 16AB possuem velocidades de 160 a 640 quilómetros por hora. As temperaturas alcançam 1,2 mil graus e há nuvens a cobrir metade da superfície do planeta.

Uma nuvem em particular chega a cobrir sozinha 20% da estrela. Os astrónomos compararam-na com a Grande Mancha de Júpiter, uma gigantesca tempestade que cobre 1% do planeta.

“Mas ao que tudo indica, a Grande Mancha Vermelha não é assim tão grande”, diz Burgasser.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …