Previsão de chuva de ferro derretido e neve de areia quente em anã castanha

NASA/JPL-Caltech/University of Western Ontario/Stony Brook University

O clima numa anã castanha: chuva de pedras e ferro derretido', 'neve' de areia quente

O clima numa anã castanha: chuva de pedras e ferro derretido’, ‘neve’ de areia quente

A primeira previsão do tempo para uma estrela anã castanha acaba de ser divulgada – e os prognósticos para esta “estrela falhada” não são nada bons. Os astrónomos da NASA prevêem chuva de ferro derretido e “neve” de areia quente, com possibilidade de trovoadas e furacões.

Observações efectuadas pelo telescópio Spitzer, da agência espacial americana, revelaram surpreendentemente nuvens turbulentas que circulam à volta de uma estrela anã castanha.

As estrelas anãs castanhas são consideradas uma espécie de versão “fracassada” de um astro normal, já que não conseguiram adquirir massa suficiente para sustentar o contínuo processo de fusão de átomos.

A previsão meteorológica foi divulgada no 23º encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington, e é o retrato mais detalhado já feito de um planeta fora do sistema solar.

Ao comentar o estudo, o professor Adam Burgasser, da Universidade da Califórnia, fez uma brincadeira com a canção de jazz “Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!”:

“Vamos todos cantar a previsão de nossa estrela anã castanha mais próxima: deixemos nevar pedras, deixemos nevar areia, deixemos nevar minerais“, cantou Burgasser.

Os astrónomos escolheram para o estudo um sistema especial, com um par de estrelas anãs castanhas, o Luhman 16AB – o mais próximo da Terra com presença de estrelas anãs, a 6,5 milhões de anos-luz do nosso sistema solar.

NASA/JPL-Caltech

Uma estrela anã castanha é uma espécie de astro "fracassado", que não adquiriu massa suficiente

Uma estrela anã castanha é uma espécie de astro “fracassado”, que não adquiriu massa suficiente

“As tempestades em estrelas castanhas são muito mais violentas e variáveis”, diz à BBC Aren Heinze, da Stony Brook University, de Nova York.

“A chuva é quente demais para se transformar em água. Provavelmente trata-se de ferro derretido e silicatos (areia).”

À medida que os astros giravam ao redor do próprio eixo, os astrónomos procuravam mudanças no brilho da superfície – sinais da existência de nuvens.

Adam Burgasser / UCSD

Adam J. Burgasser, professor de Astrofísica da Universidade da Califórnia

Adam J. Burgasser, professor de Astrofísica da Universidade da Califórnia

“Isso faz de nós ‘astro-meteorologistas’. Nós conseguimos prever quão encoberto o tempo ficará, qual será a temperatura e quanto vento haverá num determinado dia”, diz Burgasser.

Os ventos detectados na Luhman 16AB possuem velocidades de 160 a 640 quilómetros por hora. As temperaturas alcançam 1,2 mil graus e há nuvens a cobrir metade da superfície do planeta.

Uma nuvem em particular chega a cobrir sozinha 20% da estrela. Os astrónomos compararam-na com a Grande Mancha de Júpiter, uma gigantesca tempestade que cobre 1% do planeta.

“Mas ao que tudo indica, a Grande Mancha Vermelha não é assim tão grande”, diz Burgasser.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …