Presidente do Irão só fala com EUA sobre acordo nuclear após suspensão de todas as sanções

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani

O Irão recusa falar com os EUA até à suspensão de todas as sanções impostas a Teerão, anunciou esta terça-feira o Presidente iraniano, Hassan Rouhani.

Na véspera, no último dia da cimeira do G7, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou estar disposto a encontrar-se com o seu homólogo iraniano se forem reunidas “as circunstâncias certas”. Trump acrescentou que estão em curso conversações para a possível abertura de linhas de crédito de apoio à economia do Irão.

Em resposta, Rouhani disse que o seu país está sempre pronto para negociar mas impôs uma condição: “primeiro, os EUA devem retirar todas as sanções ilegais e injustas”. Na cidade francesa de Biarritz, onde decorreu a cimeira, Trump descartou a hipótese de suspensão das sanções económicas sobre o regime.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, tem liderado os esforços para atenuar as tensões provocadas pela decisão de Trump de sair do acordo internacional de 2015. O Plano de Ação Conjunto Global prevê o alívio das sanções a Teerão em troca de concessões assinaláveis no programa nuclear iraniano. Após a retirada unilateral, Washington voltou a impor sanções ao Irão, designadamente nos sectores petrolífero e bancário.

Um ano após o anúncio da retirada do acordo, Teerão começou a violar, em retaliação, alguns dos compromissos nele assumidos. “Continuaremos a reduzir os nossos compromissos se os nossos interesses não forem garantido”, disse Rouhani num discurso transmitido em direto, acrescentando: “Teerão nunca quis armas nucleares.”

A convite de Macron, que foi o anfitrião da cimeira deste ano, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros esteve reunido no domingo, à margem do encontro, com vários dirigentes, incluindo o próprio Presidente francês. O governante da República Islâmica não se encontrou com a delegação americana.

Na sua alocução final, Macron disse esperar que “nas próximas semanas, com base nestas conversações, seja possível fazer acontecer uma cimeira entre o Presidente Rouhani e o Presidente Trump”. Os dois chefes de Estado estarão presentes na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …