Estamos perto de ter um presidente DJ na Europa

3

X

Pekka Haavisto

Pekka Haavisto deixou de ser ministro dos Negócios Estrangeiros mas não deixou as pistas de dança. Em Janeiro quer vencer as eleições.

Por cá, já sabemos quem foi presidente de um clube mas que agora se destaca mais enquanto disc jockey.

Mas, na Finlândia, o patamar é outro: há um DJ que é candidato a presidente. Da República, mesmo.

Pekka Haavisto foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia ao longo de quatro anos. Foi essencial para colocar o país na NATO.

Mas, desde que deixou o cargo em Junho deste ano, passou a ser essencial… nas pistas de dança. Eis ‘DJ Pexi’, um senhor nas discotecas.

Ainda nesta sexta-feira o candidato presidencial teve cerca de 200 estudantes à sua frente, num clube.

“Bem, esta é uma oportunidade para mim, claro, de conhecer jovens, e por alguma razão a minha actuação como DJ tornou-se agora bastante popular, particularmente entre os estudantes”, disse Haavisto à agência Reuters.

Tem 65 anos e pertence ao centro-esquerda. É o líder dos liberais verdes.

No dia 28 de Janeiro há eleições. Prima espera ser o sucessor do presidente Sauli Niinisto, conservador que ocupa o cargo há 11 anos.

E a maioria das sondagens coloca mesmo o DJ como favorito para as eleições – mas com o antigo primeiro-ministro Alexander Stubb por perto.

Voltando à NATO, Haavisto assegura: “A minha Finlândia seria um membro activo da NATO”.

Para chegar à presidência, os votos dos jovens são essenciais. E os que estiveram na festa de dança de sexta-feira pareciam contentes.

“Não acho que haja muito de negativo a dizer sobre ele. Penso que todos têm apenas coisas positivas a dizer”, disse um dos organizadores da festa.

Além de ser DJ, Pekka Haavisto vai ser o primeiro presidente homossexual na Finlândia, se for eleito. Mas o seu namorado… não gosta da música que ele passa nas festas. “Não podia passar esta música em casa. Há apenas uma música que ele aceita, é uma canção de merengue latino, mas de resto ele odeia esta música”, admitiu o candidato.

ZAP //

3 Comments

  1. PECADO Á VISTA – A Finlândia mostra a cara nova da VELHA EUROPA , a EUROPA se moderniza. Em Luxemburgo , Primeiro — Ministro compartilha o seu lar com um conterrâneo e vivem no mar de rosas. Será que Portugal , também, tem novidades na área ??!! Há séculos que não temos uma coroação de um Rei pelo Sumo Pontífice , e é bem possível um casamento entre HOMOSEX oficiado pelo Guia máximo da Igreja vaticana. Tudo é possível . È o que vislumbra joaoluizgondimaguiargondim — [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.