Presidente da Guiné-Bissau anuncia recandidatura ao cargo

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, aceitou esta quinta-feira o pedido feito pelos seus apoiantes e anunciou que vai ser candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

“Um, dois, três. Aceito com orgulho e honra os vossos pedidos para me recandidatar para um segundo mandato”, afirmou José Mário Vaz, perante o aplauso de centenas de apoiantes.

“Afirmo hoje e aqui perante vós, meus irmãos e povo da Guiné-Bissau, que é por vós, para realizar os vossos anseios, continuarmos juntos a fazer desta terra um grande país, que eu sou candidato às eleições presidenciais de 24 de novembro”, continuou o Presidente guineense.

José Mário Vaz, conhecido como Jomav, é um economista e político guineense, presidente da Guiné-Bissau de 2014 até 2019. Foi ministro das Finanças e membro do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.

José Mário Vaz, militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) desde 1989, é conhecido como “o homem do 25” por ter conseguido pagar pontualmente os ordenados da função pública (no dia 25 de cada mês) quando era ministro das Finanças.

José Mário Vaz foi eleito à segunda volta a 18 de maio de 2014, depois de o PAIGC, que o apoiou, já ter conquistado maioria absoluta nas eleições legislativas, as primeiras eleições realizadas na Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

As eleições permitem normalizar relações diplomáticas e de cooperação com a generalidade da comunidade internacional – que não reconheceu as autoridades de transição nomeadas depois do golpe militar em 2012.

José Mário Vaz possui a particularidade de ser, até então, o único presidente da Guiné-Bissau desde a independência a conseguir terminar o seu mandato de 5 anos. Em 27 de junho de 2019, 4 dias depois do término do seu mandato, foi substituído pelo presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, que até as eleições de novembro seguirá como presidente interino.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.