Presidente da Andaluzia dissolve parlamento regional e convoca eleições

Junta de Andalucía / Flickr

Susana Díaz, líder da Junta de Andaluzia

Decisão da líder socialista é tomada depois de os Cidadãos ter retirado, há um mês, o apoio que há três anos dava aos socialistas, em minoria no parlamento regional, acusando-os de não cumprirem as medidas negociadas de regeneração democrática.

A presidente do Governo regional (Junta) da Andaluzia, a socialista Susana Díaz, anunciou nesta segunda-feira a dissolução do parlamento local e a convocação de eleições nesta comunidade autónoma espanhola para 2 de dezembro próximo.

A líder regional do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) justificou a decisão de antecipar a ida às urnas com a falta de estabilidade que “não merece” uma campanha eleitoral “entre cinco e seis meses” a partir de agora. “É um ato de responsabilidade”, assegurou Susana Díaz em conferência de imprensa, depois de assinar o decreto regional de dissolução do parlamento da Andaluzia e de convocação das eleições.

A decisão da líder socialista é tomada depois de os Cidadãos (direita liberal) ter retirado, há um mês, o apoio que há três anos dava aos socialistas, em minoria no parlamento regional, acusando-os de não cumprirem as medidas negociadas de regeneração democrática.

Desta forma, as próximas eleições regionais vão ter lugar quatro meses antes do final da legislatura, vivendo esta comunidade autónoma já há vários meses num clima de pré-campanha eleitoral.

A atual legislatura começou em março de 2015 e foi marcada, entre outros aspetos, pela presença no parlamento regional dos dois novos partidos espanhóis – o Podemos de extrema-esquerda e Cidadãos – que fizeram os socialistas perder a maioria absoluta que historicamente sempre tiveram na região obrigando Susana Díaz a negociar para manter a estabilidade governativa.

Susana Díaz, apoiada pelos líderes históricos do PSOE e pela maioria das federações regionais do partido, foi a grande derrotada das eleições internas para secretário-geral, ganhas em 2017 por Pedro Sánchez, que desde 2 de junho do corrente ano é o chefe do Governo espanhol.

A Comunidade autónoma da Andaluzia, com mais de 87 mil quilómetros quadrados, é a segunda maior de Espanha e quase do tamanho de Portugal (92 mil). Por outro lado, a região é a mais populosa de Espanha com mais de oito milhões de habitantes (Portugal tem mais de 10 milhões), fazendo fronteira com os distritos portugueses de Beja e Faro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …