Presidência portuguesa da UE distribui milhões em contratos públicos

Álvaro Millán / Flickr

Dados do portal dos contratos públicos no âmbito da presidência portuguesa no Conselho da União Europeia (UE), que decorrerá no primeiro semestre de 2021, revelam informações sobre 28 contratos, tendo sido já adjudicados serviços no valor de 3,9 milhões de euros.

Segundo noticiou o Expresso, 25 desses contratos dizem respeito à Estrutura de Missão que o Governo criou para o efeito, dois são da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e um do Ministério do Ambiente. O maior contrato, no valor de 622 mil euros, foi entregue por ajuste direto à Fundação Calouste Gulbenkian.

Segue-se adjudicação à Mercedes-Benz, que receberá 480 mil euros pelo aluguer de viaturas, sendo aquele valor repartido entre dois contratos: um de 388 mil euros relativo ao transporte de delegações em 80 viaturas  e outro de quase 92 mil euros, visando o aluguer de viaturas.

Com a empresa Silhuetas Difusas, de Alexandre Farto (nome artístico “Vhils”), há um contrato de 446 mil euros para produzir e apresentar em Bruxelas uma obra intitulada “Commotion”. Já com a MEO, firmou três contratos no valor de 321 mil euros.

A empresa Europalco também estará em destaque na organização da presidência portuguesa, tendo já assegurado três contratos no valor somado de quase 280 mil euros para o aluguer de equipamentos digitais, iluminação e mobiliário.

Há ainda um contrato de 131 mil euros com a empresa Cilnet para sistemas de videoconferência, outro de 99.750 euros para a aquisição de máscaras e porta-máscaras, com a empresa Glaudiusucess, bem como contratos na casa dos 99 mil euros com a Irmarfer, com a Incert e com a Pantalha.

Na lista constam igualmente a produção de um filme, por quase 95 mil euros, à empresa Factos e Episódios; a compra de painéis decorativos e sinalética, em 94 mil euros, à Niusistemas; e a prestação de serviços noticiosos por parte da agência Lusa, num contrato de 98 mil euros.

A APA contratou, por 120 mil euros, a empresa S714 Sustentabilidade e Ética para “serviços de apoio técnico e científico em matéria de comunicação” sobre a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Contratou ainda, por 110 mil euros, consultoria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano.

Já a Secretaria Geral do Ministério do Ambiente contratou a consultora Caos – Borboletas e Sustentabilidade, por um pouco mais de 95 mil euros, para consultoria. A Caos tem no Base o registo de outros contratos públicos com diversas entidades, no valor de 882 mil euros desde 2010.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …