Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia aérea que fazem aumentar a tensão entre o Estado e os responsáveis da Atlantic Gateway de David Neeleman que controla 45% da empresa.

Detida em 50% pelo Estado e em 45% pela Atlantic Gateway, empresa de David Neeleman e Humberto Pedrosa, a TAP apresentou os piores resultados de sempre nos primeiros seis meses do ano desde a privatização da companhia.

Os prejuízos de 119 milhões de euros são justificados pela TAP com a “quebra de receitas de passagens do Brasil” e com o “aumento dos custos com pessoal” dadas as “novas contratações” e as “revisões salariais negociadas em 2018”, como cita o Expresso.

Estes números só vêm agravar o clima de tensão que se vive entre o Governo e a administração de David Neeleman. A tensão começou com a polémica da atribuição de prémios de desempenho a 180 trabalhadores da TAP – estes prémios de 1.171 milhões de euros reportam-se ao desempenho em 2018 que foi mais um ano de prejuízos.

A situação já está a movimentar jogadas de bastidores com o intuito de “encontrar um novo parceiro para a TAP“, como apurou o Expresso que avança que “a alemã Lufthansa e a norte-americana United Airlines são duas das hipóteses em cima da mesa”.

Neeleman pode estar receptivo a vender a sua parte na TAP, mas o processo negocial poderá não ser fácil, dado aos contornos do mercado. A venda à Lufthansa “aporta como risco a possibilidade de retirar o hub de Lisboa”, frisa o Expresso, notando que a “United Airlines é norte-americana e nenhum não europeu pode ter mais de 49,9 % de uma companhia aérea europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Este governo não deixou privatizar a TAP na sua totalidade, já se está a ver o resultado! E parece que ainda estão com vontade de afundar mais o país, com os bons negócios que já é costume fazerem e em que o contribuinte portuguēs depois é que paga!

  2. Os lucros da TAP vão para o Brasil e os prejuízos ficam para Portugal. Sempre foi assim mesmo quando era outro brasileiro à frente da TAP. Para quem é a favor do privado eis aqui uma demonstração do que pode acarretar para Portugal.

    • Eu sou a favor do privado mas totalmente privado não 50% privado e quando é preciso meter dinheiro mete os 50%dos portugueses se fosse toda privada não tínhamos esse problema mas aí os comedores do governo também não podiam meter a mão. Pork não é o presidente que o rouba todo e sem conhecimento de ninguém cara Ana Paula

      • Pois, isso é muito bonito, mas, o problema é que a privatização da TAP, numa primeira fase, colocou os lucros/gestão no privado e o prejuízo/dívidas no público!!
        Assim também eu comprava a TAP!..
        É como o BES/NOVO BANCO: o lucro foi 100% privatizado, mas as dívidas/buracos ficam para os contribuintes!…
        Para privatizar assim, mais vale ser público – mal por mal, já que ficamos com os “ossos” também ficamos com alguma “carne”!…

  3. Mais um sucesso retumbante duma empresa publica. O problema e que os comunistas nao aprendem apoiados pelos pobrezinhos de espirito que votam neles

  4. A TAP só serve para alguns encherem os bolsos não a deixaram ficar totalmente privatizada para meterem dinheiro aos bolsos e os portugueses que paguem isto é uma vergonha deixavam na ficar privatizada e com lucro ou sem lucro deixava de ser problema nosso e de meter lá o nosso dinheiro. Que metam lá o deles cambada…

    • Teorias de tasca não resolvem nada!…
      Se conseguires encontrar algum comprador para 100% da TAP e que assuma os prejuizos/dívidas, os contribuintes portugueses ficam-te gratos!!
      Além disso, caso ainda não tenhas percebido, desde a privatização em 2012, a gestão da TAP é totalmente privada (mas a dívida continua pública, tal foi a “qualidade” da privatização)!…

      • Sei muito bem disso mas o que quis dizer é que em vez de sempre que ela está individada meter lá dinheiro pagavam as dívidas e vendiam seria melhor que todos anos lá meter dinheiro. Se saldassem a dívida certamente haveria quem a compra se e deixavamos de todos anos lá meter dinheiro mas isso não daria lucro ao governo que com certeza também contribui muito para que ela não deia lucro

        • Se o Estado saldasse a dívida da TAP, porque haveria de a vender?
          Isso não faria qualquer sentido!…
          Há também um “pormenor” que convém esclarecer: há já muitos anos que o Estado não mete dinheiro na TAP… nem pode!!
          Graças ao excelente negócio que o Passos fez, o Estado só pode responder pelas dívidas, enquanto os privados fazem a gestão – muito boa, como se vê!…

  5. Com cerca de 12 Aeronaves subindo do Brasil para Portugal todos os dias. Na sua maioria aviões Lotados. Apresentar um Prejuízo dessa Grandeza? Alguma coisa anda errada. Será que além das Rotas Brasileiras, também levaram a Malandragem do País?

  6. Então se o Estado não pode meter dinheiro na TAP, como é possível que o Estado venha a responder pelas dívidas?
    O Passos Coelho fez a venda da maioria do capital da TAP, sendo que para isso o Estado teria de responder, com toda a justiça, pela sua anterior gestão ruinosa e saldar as dívidas da empresa para que a mesma fosse vendida, senão ninguém lhe tocava! Por acaso alguém no seu juízo perfeito compra uma empresa cheia de dívidas??!! AH AH AH AH AH AH!
    O problema agora reflecte-se na vergonha que foi a (re)nacionalização da maioria do capital da TAP, obra do governo Socialista PS, do PCP e do BE! É que tendo o Estado novamente o encargo de ser o maior accionista, torna-se óbvio que no caso do aparecimento de prejuízos terá o mesmo de responder na sua quota parte pelos mesmos…ou seja: TODOS NÓS!!!
    P.S. aprendam que eu não estou sempre aqui, ok?
    😉

RESPONDER

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …