Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia aérea que fazem aumentar a tensão entre o Estado e os responsáveis da Atlantic Gateway de David Neeleman que controla 45% da empresa.

Detida em 50% pelo Estado e em 45% pela Atlantic Gateway, empresa de David Neeleman e Humberto Pedrosa, a TAP apresentou os piores resultados de sempre nos primeiros seis meses do ano desde a privatização da companhia.

Os prejuízos de 119 milhões de euros são justificados pela TAP com a “quebra de receitas de passagens do Brasil” e com o “aumento dos custos com pessoal” dadas as “novas contratações” e as “revisões salariais negociadas em 2018”, como cita o Expresso.

Estes números só vêm agravar o clima de tensão que se vive entre o Governo e a administração de David Neeleman. A tensão começou com a polémica da atribuição de prémios de desempenho a 180 trabalhadores da TAP – estes prémios de 1.171 milhões de euros reportam-se ao desempenho em 2018 que foi mais um ano de prejuízos.

A situação já está a movimentar jogadas de bastidores com o intuito de “encontrar um novo parceiro para a TAP“, como apurou o Expresso que avança que “a alemã Lufthansa e a norte-americana United Airlines são duas das hipóteses em cima da mesa”.

Neeleman pode estar receptivo a vender a sua parte na TAP, mas o processo negocial poderá não ser fácil, dado aos contornos do mercado. A venda à Lufthansa “aporta como risco a possibilidade de retirar o hub de Lisboa”, frisa o Expresso, notando que a “United Airlines é norte-americana e nenhum não europeu pode ter mais de 49,9 % de uma companhia aérea europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Este governo não deixou privatizar a TAP na sua totalidade, já se está a ver o resultado! E parece que ainda estão com vontade de afundar mais o país, com os bons negócios que já é costume fazerem e em que o contribuinte portuguēs depois é que paga!

  2. Os lucros da TAP vão para o Brasil e os prejuízos ficam para Portugal. Sempre foi assim mesmo quando era outro brasileiro à frente da TAP. Para quem é a favor do privado eis aqui uma demonstração do que pode acarretar para Portugal.

    • Eu sou a favor do privado mas totalmente privado não 50% privado e quando é preciso meter dinheiro mete os 50%dos portugueses se fosse toda privada não tínhamos esse problema mas aí os comedores do governo também não podiam meter a mão. Pork não é o presidente que o rouba todo e sem conhecimento de ninguém cara Ana Paula

      • Pois, isso é muito bonito, mas, o problema é que a privatização da TAP, numa primeira fase, colocou os lucros/gestão no privado e o prejuízo/dívidas no público!!
        Assim também eu comprava a TAP!..
        É como o BES/NOVO BANCO: o lucro foi 100% privatizado, mas as dívidas/buracos ficam para os contribuintes!…
        Para privatizar assim, mais vale ser público – mal por mal, já que ficamos com os “ossos” também ficamos com alguma “carne”!…

  3. Mais um sucesso retumbante duma empresa publica. O problema e que os comunistas nao aprendem apoiados pelos pobrezinhos de espirito que votam neles

  4. A TAP só serve para alguns encherem os bolsos não a deixaram ficar totalmente privatizada para meterem dinheiro aos bolsos e os portugueses que paguem isto é uma vergonha deixavam na ficar privatizada e com lucro ou sem lucro deixava de ser problema nosso e de meter lá o nosso dinheiro. Que metam lá o deles cambada…

    • Teorias de tasca não resolvem nada!…
      Se conseguires encontrar algum comprador para 100% da TAP e que assuma os prejuizos/dívidas, os contribuintes portugueses ficam-te gratos!!
      Além disso, caso ainda não tenhas percebido, desde a privatização em 2012, a gestão da TAP é totalmente privada (mas a dívida continua pública, tal foi a “qualidade” da privatização)!…

      • Sei muito bem disso mas o que quis dizer é que em vez de sempre que ela está individada meter lá dinheiro pagavam as dívidas e vendiam seria melhor que todos anos lá meter dinheiro. Se saldassem a dívida certamente haveria quem a compra se e deixavamos de todos anos lá meter dinheiro mas isso não daria lucro ao governo que com certeza também contribui muito para que ela não deia lucro

        • Se o Estado saldasse a dívida da TAP, porque haveria de a vender?
          Isso não faria qualquer sentido!…
          Há também um “pormenor” que convém esclarecer: há já muitos anos que o Estado não mete dinheiro na TAP… nem pode!!
          Graças ao excelente negócio que o Passos fez, o Estado só pode responder pelas dívidas, enquanto os privados fazem a gestão – muito boa, como se vê!…

  5. Com cerca de 12 Aeronaves subindo do Brasil para Portugal todos os dias. Na sua maioria aviões Lotados. Apresentar um Prejuízo dessa Grandeza? Alguma coisa anda errada. Será que além das Rotas Brasileiras, também levaram a Malandragem do País?

RESPONDER

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …