Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia aérea que fazem aumentar a tensão entre o Estado e os responsáveis da Atlantic Gateway de David Neeleman que controla 45% da empresa.

Detida em 50% pelo Estado e em 45% pela Atlantic Gateway, empresa de David Neeleman e Humberto Pedrosa, a TAP apresentou os piores resultados de sempre nos primeiros seis meses do ano desde a privatização da companhia.

Os prejuízos de 119 milhões de euros são justificados pela TAP com a “quebra de receitas de passagens do Brasil” e com o “aumento dos custos com pessoal” dadas as “novas contratações” e as “revisões salariais negociadas em 2018”, como cita o Expresso.

Estes números só vêm agravar o clima de tensão que se vive entre o Governo e a administração de David Neeleman. A tensão começou com a polémica da atribuição de prémios de desempenho a 180 trabalhadores da TAP – estes prémios de 1.171 milhões de euros reportam-se ao desempenho em 2018 que foi mais um ano de prejuízos.

A situação já está a movimentar jogadas de bastidores com o intuito de “encontrar um novo parceiro para a TAP“, como apurou o Expresso que avança que “a alemã Lufthansa e a norte-americana United Airlines são duas das hipóteses em cima da mesa”.

Neeleman pode estar receptivo a vender a sua parte na TAP, mas o processo negocial poderá não ser fácil, dado aos contornos do mercado. A venda à Lufthansa “aporta como risco a possibilidade de retirar o hub de Lisboa”, frisa o Expresso, notando que a “United Airlines é norte-americana e nenhum não europeu pode ter mais de 49,9 % de uma companhia aérea europeia”.

ZAP //

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Este governo não deixou privatizar a TAP na sua totalidade, já se está a ver o resultado! E parece que ainda estão com vontade de afundar mais o país, com os bons negócios que já é costume fazerem e em que o contribuinte portuguēs depois é que paga!

  2. Os lucros da TAP vão para o Brasil e os prejuízos ficam para Portugal. Sempre foi assim mesmo quando era outro brasileiro à frente da TAP. Para quem é a favor do privado eis aqui uma demonstração do que pode acarretar para Portugal.

    • Eu sou a favor do privado mas totalmente privado não 50% privado e quando é preciso meter dinheiro mete os 50%dos portugueses se fosse toda privada não tínhamos esse problema mas aí os comedores do governo também não podiam meter a mão. Pork não é o presidente que o rouba todo e sem conhecimento de ninguém cara Ana Paula

      • Pois, isso é muito bonito, mas, o problema é que a privatização da TAP, numa primeira fase, colocou os lucros/gestão no privado e o prejuízo/dívidas no público!!
        Assim também eu comprava a TAP!..
        É como o BES/NOVO BANCO: o lucro foi 100% privatizado, mas as dívidas/buracos ficam para os contribuintes!…
        Para privatizar assim, mais vale ser público – mal por mal, já que ficamos com os “ossos” também ficamos com alguma “carne”!…

  3. Mais um sucesso retumbante duma empresa publica. O problema e que os comunistas nao aprendem apoiados pelos pobrezinhos de espirito que votam neles

  4. A TAP só serve para alguns encherem os bolsos não a deixaram ficar totalmente privatizada para meterem dinheiro aos bolsos e os portugueses que paguem isto é uma vergonha deixavam na ficar privatizada e com lucro ou sem lucro deixava de ser problema nosso e de meter lá o nosso dinheiro. Que metam lá o deles cambada…

    • Teorias de tasca não resolvem nada!…
      Se conseguires encontrar algum comprador para 100% da TAP e que assuma os prejuizos/dívidas, os contribuintes portugueses ficam-te gratos!!
      Além disso, caso ainda não tenhas percebido, desde a privatização em 2012, a gestão da TAP é totalmente privada (mas a dívida continua pública, tal foi a “qualidade” da privatização)!…

      • Sei muito bem disso mas o que quis dizer é que em vez de sempre que ela está individada meter lá dinheiro pagavam as dívidas e vendiam seria melhor que todos anos lá meter dinheiro. Se saldassem a dívida certamente haveria quem a compra se e deixavamos de todos anos lá meter dinheiro mas isso não daria lucro ao governo que com certeza também contribui muito para que ela não deia lucro

        • Se o Estado saldasse a dívida da TAP, porque haveria de a vender?
          Isso não faria qualquer sentido!…
          Há também um “pormenor” que convém esclarecer: há já muitos anos que o Estado não mete dinheiro na TAP… nem pode!!
          Graças ao excelente negócio que o Passos fez, o Estado só pode responder pelas dívidas, enquanto os privados fazem a gestão – muito boa, como se vê!…

  5. Com cerca de 12 Aeronaves subindo do Brasil para Portugal todos os dias. Na sua maioria aviões Lotados. Apresentar um Prejuízo dessa Grandeza? Alguma coisa anda errada. Será que além das Rotas Brasileiras, também levaram a Malandragem do País?

RESPONDER

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …