Preço dos combustíveis volta a descer na próxima semana

SXC

-

O preços dos combustíveis volta a descer na próxima semana, acompanhando a evolução das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais.

Uma fonte do setor adiantou à Lusa que o litro da gasolina deverá baixar quatro cêntimos e o do gasóleo três cêntimos a partir de segunda-feira, o que representa uma diferença de cerca de 20 cêntimos face ao preço médio praticado há um ano.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.656 postos de abastecimento, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,176 euros por litro, enquanto o preço médio da gasolina estava fixado nos 1,368 euros por litro, que compara com 1,389 euros e 1,549 euros na mesma semana de dezembro de 2013.

A procura global de petróleo deverá crescer a um ritmo mais lento em 2015 do que anteriormente esperado, apesar da queda dos preços do petróleo, considerou a Agência Internacional de Energia (AIE).

No relatório mensal, divulgado esta sexta-feira em Paris, a AIE diz que futuras quedas dos preços aumentarão o risco de instabilidade social nalguns dos países produtores.

A procura de petróleo em 2015 deverá aumentar 0,9 milhões de barris por dia para se situar em 93,3 milhões de barris, menos cerca de 230 mil barris do que as anteriores estimativas da organização, que representa os principais consumidores mundiais de petróleo.

Os preços do petróleo caíram mais de 40% desde junho, estando atualmente o barril a ser transacionado em torno dos 60 dólares, níveis mínimos desde 2009, enquanto a produção dos EUA ajuda ao excesso de oferta.

Mas o petróleo barato não está a provocar um aumento do consumo, refere a AIE, adiantando que a quota perdida para as fontes de energias renováveis não deverá ser substituída de novo por petróleo barato.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.