Portuguesa libertada em Maputo após 24 horas em cativeiro

Andrew Moir / Flickr

Maputo, Moçambique

Maputo, Moçambique

Uma portuguesa raptada no centro de Maputo na quarta-feira foi libertada 24 horas depois e encontra-se bem de saúde, disse esta sexta-feira à Lusa fonte do Consulado Geral de Portugal na capital moçambicana.

A mesma fonte não avançou mais detalhes, referindo apenas que o caso foi resolvido na noite de quinta-feira.

A mulher tinha sido raptada na quarta-feira, na avenida Julius Nyerere, uma das zonas mais seguras de Maputo, perto da Presidência moçambicana e junto da delegação da União Europeia em Moçambique.

Este foi o segundo rapto em apenas três dias envolvendo cidadãos portugueses em Maputo.

Na segunda-feira, cinco homens armados levaram um cidadão português, depois de dominarem um polícia e um segurança privado, na avenida Mao Tse Tung, também no centro da capital moçambicana e junto a um café movimentado, segundo o relato da imprensa local.

Estes dois casos somam-se a outro rapto, ocorrido a 27 de janeiro, quando um empresário foi levado na avenida Karl Marx, uma das mais movimentadas da cidade, por três homens armados com uma metralhadora AKM.

Depois de algumas semanas sem casos conhecidos, os raptos regressaram à capital moçambicana, num momento em que a falta de resposta das autoridades policiais provoca o aumento da perceção de insegurança, apesar de o novo Governo, empossado em janeiro, ter apontado o combate à criminalidade organizada como uma das suas prioridades.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), o último rapto aconteceu quando decorria em simultâneo uma reunião do Conselho Consultivo da Polícia em Maputo.

“É uma situação preocupante, não restam dúvidas”, comentou Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo, citado hoje pelo diário Mediafax, repetiu o discurso habitual das autoridades de que estão a trabalhar na resolução dos casos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …