Portuguesa de 15 anos vence prémio internacional de fotografia

©Beatriz Rocha / 2015 Sony World Photography Awards

Foto com que a portuguesa Beatriz Rocha, de 15 anos, venceu o Prémio da Juventude nos Prémios Mundiais de Fotografia Sony

Uma imagem de um grupo de cantares alentejanos pouco antes da inscrição do cante na lista do património cultural imaterial da Unesco valeu a uma jovem portuguesa de 15 anos um prémio de fotografia internacional, foi anunciado nesta terça-feira.

Beatriz Rocha venceu a categoria Cultura na secção juvenil (até 19 anos) dos Prémios WPO, o Prémio Mundial de Fotografia Sony, considerada a maior competição do género a nível internacional.

A jovem portuguesa, que frequenta o 9º ano na escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, onde reside, admitiu à agência Lusa ter ficado chocada com a vitória.

“Chorei, ri-me e por momentos não acreditei… Creio que ainda não tenho a noção do que ganhei. Os meus pais fizeram uma festa maior que eu, apesar de eu estar igualmente ou mais feliz”, contou.

Beatriz Rocha era uma dos oito finalistas da categoria, onde chegou após uma seleção entre 6.600 candidaturas de todo o mundo feita por um júri de profissionais.

Ao todo, foram a concurso 183.737 imagens nesta edição do prémio, na qual o português Eduardo Leal (4SEE Photographers) é também finalista na secção para profissionais na categoria Campanhas.

As secções em competição dividem-se em profissionais e juvenis e, por sua vez, em 13 categorias temáticas, que vão desde a paisagem, a arquitetura, a atualidade, conceptual, artes, retratos, viagens, entre outras.

A imagem vencedora de Beatriz Rocha foi captada no ano passado no Teatro Garcia de Resende, onde acompanhou o pai, fotógrafo profissional, numa sessão de fotografia com o grupo “Cantares de Évora”.

A ideia, explicou, era juntar duas dimensões da memória histórica de Évora, cujo centro histórico já era património da Humanidade e cuja parte da cultura pretendia ser classificada Património Imaterial.

A jovem disse ter experimentado várias perspetivas, mas gostou especialmente desta: “Na foto os cantantes estão num ‘à vontade’ que eu achei muito interessante”.

Além do interesse por fotografar, que serve para se expressar e “abstrair do quotidiano”, herdou do pai a máquina que usou, um modelo destinado a fotógrafos experientes.

Recebeu também dos progenitores o incentivo a participar na competição, apesar de o pai não o ter feito: “Ele, não sei bem porquê, não concorre a concursos”.

O prémio vai valer à jovem eborense uma máquina fotográfica de topo e um smartphone da Sony, bem como a entrada para o prémio de Jovem Fotógrafo do Ano.

O vencedor receberá o galardão numa cerimónia em Londres a 23 de abril, quando serão anunciados os galardoados das categorias profissionais.

Independentemente do resultado final, a imagem de Beatriz Rocha já conquistou a presença numa exposição em Londres, entre 24 de abril a 10 de maio, e num livro a publicar com as melhores imagens da edição de 2015 dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony.

Apesar do feito, a adolescente prefere olhar para a fotografia como um ‘hobby’ e não como uma aspiração profissional.

“Por enquanto estou a pensar seguir uma carreira no ramo da física, mas sou jovem, portanto terei tempo para pensar e talvez mudar de ideias”, disse.

©Stephanie Anjo / 2015 Sony World Photography Awards

A luso-descendente Stephanie Anjo foi também premiada por esta foto, tirada a uma prima quando visitava Portugal

A luso-descendente Stephanie Anjo foi também premiada por esta foto, tirada a uma prima quando visitava Portugal

Luso-descentente Stephanie Anjo também premiada

Outra das imagens premiadas na categoria juvenil foi também tirada em Portugal, mas por uma filha de emigrantes, Stephanie Anjo.

Na descrição da foto, a autora disse que “quando estava a visitar a terra dos meus pais em Portugal, tirei esta foto de uma pequena prima minha sorrindo enquanto tentava atirar ao ar um punhado de flores. Fiz várias imagens até que consegui esta. Gosto muito dela porque se consegue ver bem a alegria expressa nos seus olhos”.

Stephanie Anjo tem apenas 14 anos, foi a vencedora mais nova do concurso deste ano e vive atualmente no Reino Unido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …