Portugal vice-campeão Europeu Sub-19

Diogo Pinto / FPF

Portugal ficou esta quinta-feira um passo do sonho ao perder a final do Europeu sub-19 de futebol com a Alemanha, por 1-0, numa partida disputada em Budapeste.

Hany Mukhtar marcou o único golo da partida, aos 39 minutos, dando à Mannschaft sub-19 o segundo cetro de sub-19, depois da conquista em 2007/08, sendo que a Alemanha oriental tinha vencido em 1986 e a ocidental em 1981, quando a prova era disputada por jogadores sub-18.

Portugal enfrentou a seleção da Alemanha, depois de nas meias-finais ter garantido o acesso à final ao eliminar a atual campeã europeia do escalão, a Sérvia, no desempate através da marcação de grandes penalidades.

É a segunda vez que a seleção das quinas vai a uma final do Europeu neste escalão, depois de em 2003 ter perdido com a Itália (2-0).

Portugal venceu duas vezes este campeonato, mas também ainda no escalão de sub-18, em 1994 e 1999.

FPF pede apoio dos clubes para valorizar jovens talentos

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, afirmou estar orgulhoso da seleção de sub-19, apesar da derrota na final do Europeu, pedindo aos clubes para apostarem mais nos jogadores lusos.

“Não conquistaram o título, mas fizeram-nos vibrar e deixaram-nos orgulhosos pela prestação meritória perante adversários tão complicados”, disse Gomes, em declarações à página da FPF.

Apesar da derrota frente à Alemanha, o líder federativo deixou “uma palavra especial” para os jogadores portugueses e, “neste momento de tristeza”, enviou “um grande abraço de parabéns a todos os elementos da comitiva da nossa seleção – aos nossos atletas, equipa técnica, staff da FPF -, que permitiu que esta seleção chegasse à final do Campeonato da Europa de sub-19”.

“Agora que ganharam o reconhecimento da generalidade dos portugueses cabe-me deixar um alerta a todos os responsáveis do futebol português”, disse Fernando Gomes, para quem “a formação em Portugal, a começar nos clubes, está a funcionar bem e produz talentos”.

Fernando Gomes apelou aos responsáveis pelo futebol português que “apostem nos jovens valores portugueses, dêem-lhes as oportunidades que repetidamente dão provas de merecer, apostem neles com convicção e conscientes de que para crescer é preciso competir”.

“Para crescer é preciso errar. Para aprender é preciso ter tempo”, disse o presidente da FPF, que pediu aos adeptos para demonstrarem “um carinho especial” pelos jogadores, pois saber valorizar o que é nacional, “apoiando nos bons e maus momentos é uma ajuda decisiva para que o futebol nacional continue ao mais alto nível”.

“Temos responsabilidades próprias que assumimos na altura das derrotas e das vitórias mas sabemos que todos juntos – clubes, treinadores, dirigentes, adeptos, comunicação social – num espírito construtivo, de diálogo e união, colheremos frutos do nosso esforço”, concluiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …