/

Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais trabalhadores temporários

SXC

Somos o terceiro país da União Europeia com mais trabalhadores temporários. Pior do que Portugal, só Espanha e Polónia.

Em 2018, cerca de um quarto dos trabalhadores portugueses tinham trabalho temporário. Este é o terceiro valor mais elevado da União Europeia, que se tem mantido assim desde o início do século, avança o Diário de Notícias. Portugal apenas é ultrapassado pela Espanha (26,9%) e pela Polónia (21,2%).

A média da União Europeia é substancialmente mais baixa, fixando-se nos 14,1% do total de trabalhadores com idades entre os 15 e os 64 anos. Em sentido contrário, os Estados membros com a proporção mais baixa de temporários são a Roménia (1,1%), a Lituânia (1,6%), a Letónia (2,7%), a Estónia (3,5%) e a Bulgária (4%).

De acordo com o Eurostat, “temporários” são as pessoas “que têm um contrato a termo fixo ou cujo trabalho irá terminar se determinado objetivo for atingido, como a conclusão de um projeto ou o regresso da pessoa que estava a ser temporariamente substituída”.

Segundo um relatório da Comissão Europeia publicado no ano passado, em Portugal “cerca de 82% dos empregados temporários estavam nesta situação involuntariamente“.

O número de jovens entre os 15 e os 24 anos com contratos de trabalho temporários tem vindo a descer desde 2015. Ainda assim, quase dois terços (64,5%) dos trabalhadores temporários são jovens.

O valor é também um dos terceiros mais elevados da União Europeia. À frente de Portugal só a Espanha e a Eslovénia, no país vizinho a proporção ultrapassa os 70%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.