Nota artística: Portugal ao ritmo de Crist(ian)o Superstar

O foco de hoje é o Luxemburgo-Portugal.

Mas vou começar pelo segundo acto deste drama da seleção nacional, dividido em três actos.

Na Sérvia: muitos comentários já se fizeram sobre o momento em que o número 7 atirou a braçadeira de capitão para o chão.

Mas eu centro-me no que ele fez segundos antes: caminhou na direção do balneário quando o jogo ainda estava a decorrer. Sim, em princípio o árbitro iria encerrar o duelo logo a seguir, quando o guarda-redes atirasse a bola para a frente… Mas e se não o fizesse? A partida a decorrer e Portugal com menos um jogador porque esse jogador saiu mais cedo, irritado; porque esse jogador pode fazer o que quiser sem ser castigado; porque esse jogador chama-se Cristiano e Cristiano vem de Cristo.

Crist(ian)o é a “superestrela”.

Ainda na Sérvia, a UEFA indica que Portugal só rematou duas vezes na direcção da baliza, em Belgrado. Ou seja, nos dois golos de Diogo Jota. Ou seja, aquele último remate da superestrela nunca poderia ter entrado. Porque nem sequer foi um remate à baliza! O que se passa, UEFA?

Deve ter ficado na lista dos remates interceptados, está bem.

Luxemburgo é a próxima paragem. A quinta melhor seleção nacional do mundo, de acordo com a tabela FIFA, defronta a 98.ª classificada nessa lista. Isto vai ser fácil.

Aí está: quase meia hora e golo de um português. Gerson Rodrigues inaugurou o marcador a favor do… Luxemburgo? Um homem que nasceu em Portugal está ali todo contente a celebrar um golo que marcou contra Portugal. Bem, o homem que sofreu esse golo é um guarda-redes que nasceu em França e que ficou todo contente por ser campeão europeu contra a França.

Traidores, dirão alguns.

1-0. Resultado de uma entrada desleixada da seleção portuguesa. E Gerson quase bisou, pouco depois.

Quem vai despertar isto? Jota, pois claro. Golo de cabeça, tal como os dois em Belgrado.
Restam poucas dúvidas (ou nenhuma) à volta da qualidade do nosso ataque pós-Cristiano. Apareceu Bernardo Silva: ei, este é mesmo bom jogador! Apareceu Bruno Fernandes: este é o maior! Apareceu João Félix: não, este é que é! E agora, Diogo Jota. Todos bons e todos juntos; estão todos lá no ataque da seleção, a jogar ao mesmo tempo. E ainda virão mais, dos sub-21.

A superestrela pode dedicar-se ao golfe, quando quiser. Na seleção, está tudo bem.

Por falar em superestrela, foi ele que completou a reviravolta logo no início da segunda parte. Tinha estado sem marcar nos quatro jogos anteriores, teve a tal reação na Sérvia e, depois deste golo, falhou novo golo quando só tinha o guarda-redes pela frente.
Mas já marcou 103 vezes. Não o crucifiquemos.

O Luxemburgo ainda ameaçou novo empate, Gerson voltou a estar perto de trair o país onde nasceu, mas quem marcou foi Palhinha, estreante na lista de marcadores pela seleção.

Contas fechadas no 1-3 e simultaneamente drama de três actos fechado. Três jogos sofríveis e três vitórias. Ai não, aquilo nem foi remate à baliza.

Agora relaxem, pensem em nada. Limpem as mentes.

Já sabemos onde estaremos, em breve: no Europeu, a defender o título.

Silêncio.

É semana maior, ou Santa.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …