Portugal é visto como “um refúgio para homossexuais” que fogem do Brasil

4

Aidan Crawley / EPA

Segundo o jornal espanhol El Mundo, Portugal é um porto seguro para homossexuais que fogem do Brasil. Ainda no ano passado, houve duas grandes marchas LGBT no Porto e em Lisboa.

No Brasil, entre 2011 e 2018, a cada 16 horas registou-se um homicídio homofóbico. O diário espanhol El Mundo destaca que durante esses anos morreram mais de 4 mil pessoas e que Portugal se tornou num oásis para a comunidade LGBT brasileira. A reportagem do jornal espanhol dá conta de casos de brasileiros que se mudaram para Portugal à procura de uma vida melhor.

Esse é o caso de Ariadna Seixas, uma transexual brasileira que fugiu do Brasil pouco tempo após a eleição de Bolsonaro. Chamavam-nos de pervertidos e diziam que nos iam matar”, disse Ariadna, que geria um café na cidade de Florianópolis. O seu estabelecimento foi atacado e pilhado por residentes, após ter recebido ameaças nas redes sociais.

“Ficou óbvio para nós [Ariadna e a sua parceira] que o ataque estava ligado à eleição de Bolsonaro, que diz que a comunidade LGBT representa um perigo para o Brasil”. Depois da destruição do seu café e de ter conhecimento de amigos que foram agredidos nas ruas,  decidiu abandonar o país.

A reportagem do El Mundo prossegue o relato da história de Ariadna, que inicialmente ponderou ir para o Canadá, mas depois de encontrar no Facebook a página Portugay Tropical, agora chamada Queer Tropical, decidiu vir para Portugal. Responsáveis da página prestaram declarações ao El Mundo, contando o seu propósito de ajudar a comunidade LGBT que procura abandonar o Brasil.

Muitos amigos contactaram-me a perguntar como poderiam fazer para emigrar, e ocorreu-me que haveria milhares de pessoas como eles. Criei a página no Facebook e, naquele primeiro dia, milhares de mensagens chegaram com pedidos de ajuda“, contou ao jornal espanhol Débora Ribeiro, fundadora da Queer Tropical.

“Damos apoio às pessoas que temem pelas suas vidas. Algumas são forçadas a esconder a identidade e fingem ser heterossexuais para sobreviver; outras nem podem sair de casa porque, se o fizerem, vão matá-las. A polícia não faz nada para protegê-las. Estão desamparadas”, acrescentou Débora Ribeiro.

Aos olhos da imprensa internacional, Portugal mostra-se um país mais tolerante à comunidade LGBT e onde se pode viver livremente, independentemente da orientação sexual de cada um.

ZAP //

4 Comments

  1. Portugal é um país receptor de toda a porcaria humanoide… já não chega a bost@ que por cá existe!!!!! Tristeza de país e desgoverno…. que quanto mais depressa “afundar” melhor!!!….

  2. Portugal é também um país que ainda tem alguma gente um pouco atrasada, como é possível perceber pelos comentários anteriores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.