Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

DAVID BECKER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Neemias Queta em jogo dos Utah State

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos.

Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto jogos da NBA, a partir de outubro deste ano haverá jogos com ainda maior audiência em Portugal: Neemias Queta vai jogar pelos Sacramento Kings.

No draft desta madrugada o jovem poste tornou-se o primeiro português a ser escolhido para o melhor campeonato nacional de basquetebol. Foi o número 39 entre as escolhas deste ano.

O jogador de 22 anos, formado no Barreirense, chegou a jogar pelo Benfica em 2017/18, sobretudo pela equipa B da Luz. Depois mudou-se para os Estados Unidos da América, aos 19 anos, e brilhou nos últimos três anos no basquetebol universitário, ao serviço dos Utah State Aggies – foi eleito duas vezes o melhor defensor da temporada.

“Estou muito contente com o que aconteceu. Foi lindo. Já esperava por este dia há muito tempo e finalmente chegou o dia!”, disse Neemias, à Sport TV, acrescentando que acredita que pode jogar alguns minutos na próxima temporada: “É uma boa equipa e uma equipa jovem. Eles precisavam de um defesa e este ano também conseguiram o Davion Mitchell, por isso acho que a equipa melhorou nos aspetos que precisava com a nossa entrada”.

Curiosamente, o poste vai jogar em Sacramento, a cidade onde a portuguesa Ticha Penicheiro foi “estrela” nas Sacramento Monarchs ao longo de mais de 10 anos, e onde foi campeã em 2005.

A partir desta sexta-feira, os Sacramento Kings “têm mais 10 milhões de adeptos”: os portugueses todos, lê-se na página do clube no Facebook.

Na época passada os Kings foram uma das piores equipas na Conferência Oeste da NBA: 12.º lugar, com 31 vitórias e 41 derrotas.

A nova temporada começa no dia 19 de outubro.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …