Portugal tem a 3.ª mediana de idades mais alta na União Europeia

SXC

Metade da população portuguesa tem mais de 45,8 anos. Só Itália e Alemanha superam a mediana de idades em Portugal.

O Eurostat actualizou nesta segunda-feira dados demográficos relativos aos países que integram a União Europeia (UE). A nova mediana de idades na população na UE situou-se nos 44,1 anos, no início de 2021.

Este valor está ligeiramente acima do registado no início de 2020, quando a mediana de idades era de 43,9 anos.

Refira-se que a mediana não é a média: mediana é o valor que fica no meio, um valor que no fundo divide a amostra em causa em duas metades.

Neste caso, significa que, no início do ano passado, metade da população da União Europeia tinha mais de 44,1 anos e a outra metade tinha menos.

A mediana de idade mais baixa é a do Chipre (38 anos), seguida por Irlanda e Luxemburgo – os únicos países em que metade da população tem menos de 40 anos.

As medianas mais altas são de Itália (47,6 anos), Alemanha (45,9) e Portugal, com uma mediana de 45,8 anos.

Ou seja, no dia 1 de Janeiro de 2021, mais de metade das pessoas que vivem em Portugal tinham mais de 45,8 anos.

A mediana europeia subiu consideravelmente na última década: no primeiro dia de 2011 era de 41,6 anos, menos 2,5 do que o número mais recente.

Portugal também surge na lista de países cuja mediana subiram mais ao longo dos últimos 10 anos, ao lado de Espanha, Grécia, Irlanda e Eslováquia. O único país que registou uma descida na mediana foi a Suécia – de 40,8 anos para 40,6.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.