/

Portugal nos pódios dos países com mais casos de covid e varíola dos macacos

3

Mário Cruz / Lusa

Na preocupação mais recente, a varíola, Portugal é o terceiro país com mais casos. Média diária de casos de coronavírus é a segunda mais alta.

Portugal tem agora 49 pessoas infectadas com varíola dos macacos, de acordo com os registos da Direcção-Geral da Saúde.

O chamado vírus monkeypox afectou mais 10 pessoas em Portugal, segundo os dados actualizados nesta quarta-feira.

Nenhum caso é grave. Todas as pessoas infectadas são homens e a maioria tem menos de 40 anos.

A região Lisboa e Vale do Tejo é a que regista mais casos mas no início desta semana foram confirmados os primeiros casos no Norte e no Algarve.

Pódio mundial

Portugal é o terceiro país com mais casos. Os 39 registos estão longe dos 6 casos nos Países Baixos (quarta posição) mas próximos dos números da Espanha (51), que ocupa o segundo lugar, atrás do Reino Unido, que é o país com mais casos, um total de 71.

No país vizinho, lembra a RTVE, quase todas as pessoas afectadas residem na região da capital Madrid.

19 países com registos de infecção de varíola dos macacos – e apenas cinco não são na Europa: Canadá e Austrália (dois casos cada), Estados Unidos da América, Israel e Emirados Árabes Unidos (um caso cada).

Perante o maior surto de sempre deste vírus na Europa – é uma endemia em diversos países em África – a Organização Mundial da Saúde já começou a organizar-se em conjunto com países europeus, para combater a doença.

No entanto, o problema deverá durar pouco tempo: não se propaga facilmente entre os seres humanos, o risco de contágio é baixo – e números como os da COVID-19 devem ficar bem longe.

Pódio também na COVID

Esta indicação de que Portugal está no pódio dos países com mais casos de varíola dos marcados surge apenas um dia depois de ter sido noticiado que Portugal está também no pódio dos países com mais casos de COVID-19.

A média diária de 2.290 novos casos, por cada milhão de habitantes, é a segunda mais alta no planeta e é mesmo a mais alta entre os países da União Europeia. Só Taiwan (3.300 casos) supera Portugal.

Os números portuguesas superavam – de longe – a média de 636 casos da República da Irlanda e os 533 da Alemanha.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.