Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

(dr) SKA Organization

Ilustração das antenas parabólicas que serão instaladas na África do Sul.

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso.

A construção do SKA já dura há mais de duas décadas, mas parece já haver data anunciada para a sua grande apresentação. Planeia-se que esteja pronto em 2020, para que em 2023 inicie observações. Portugal tem envolvidos no projeto cerca de 40 investigadores das universidades do Porto, Lisboa, Coimbra, Évora, Beira Interior e Aveiro

“O SKA vai permitir um salto gigantesco no conhecimento“, diz Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), na Universidade de Aveiro, e o coordenador da infraestrutura de investigação do SKA em Portugal.

São vários os testes essenciais ao projeto que vão ter lugar em Portugal. “As ferramentas de software do telescópio estão neste momento a ser todas alojadas no IT, em Aveiro”, onde os testes serão realizados até ao final deste ano.

Em declarações ao Diário de Notícias, Domingos Barbosa explica que o design do telescópio, “que ainda não está completamente definido”, teve a participação de cientistas portugueses. O investigador afirma ainda que o seu grupo “lidera o desenho das plataformas informáticas que vão gerir a operação do SKA”.

O telescópio, para esta primeira fase, conta com um orçamento de 700 milhões de euros. O grupo de investigadores portugueses está envolvido na gestão operacional do radiotelescópio e é responsável pela orientação de cada uma das antenas e a distribuição da informação entre os vários centros de dados.

O SKA será amigo do ambiente, baseando-se unicamente em energias renováveis. A “operação verde” do telescópio, como lhe chama Domingos Barbosa, será testada esta primavera no Alentejo.

Este radiotelescópio não será apenas o maior do mundo, tem também a particularidade de ser distribuído por vários países, realça o DN. Na África do Sul serão instaladas cerca de 200 antenas parabólicas, com 15 metros de diâmetro cada. Na Austrália, serão instaladas outras 130 mil antenas, mas de uma dimensão menos.

Ilustração das antenas parabólicas que serão instaladas na Austrália.

A instalação distribuída por países com diferentes horas de sol diárias permitirá que a operação das antenas funcione com tecnologia solar fotovoltaica. “A ideia é demonstrar que esta opção verde permite uma poupança muito significativa, de cerca de 13 milhões de euros, na própria construção do telescópio”, adianta Domingos Barbosa.

Há ainda uma proeza única alcançada pelo SKA. O líder do projeto em Portugal afirma que este radiotelescópio será “o primeiro a observar todo o céu, e não apenas algumas parcelas de cada vez”. Além disso, não é preciso esperar pela noite para fazer as observações, ao contrário de outros telescópios com esta limitação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …