Portugal é um dos “hotspots” para os efeitos negativos das alterações climáticas

Paulo Novais / Lusa

Fenómenos de temperaturas extremas como os registados nos EUA e no Canadá, com quase 50 graus em alguns locais habitualmente frios, não nos devem surpreender e podem ser cada vez mais frequentes. O alerta é do especialista em política ambiental Filipe Duarte Santos que alerta que o Sul da Europa e, portanto, também Portugal, é um “hotspot” para os efeitos negativos das alterações climáticas.

“A probabilidade de nos próximos anos, e por aí fora, termos situações destas, de ondas de calor conjugadas com secas, é cada vez maior. E é cada vez maior no Sul da Europa“, avisa Filipe Duarte Santos, do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), em declarações à Rádio Renascença.

A “região do Mediterrâneo é das regiões mais vulneráveis do mundo às alterações climáticas, é considerado um ‘hotspot’ das alterações climáticas, porque há uma tendência de diminuição da média da precipitação anual, acumulada em cada ano, e já diminuiu”, realça ainda.

O professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa nota que os efeitos das alterações climáticas “só vão diminuir quando a temperatura média global da atmosfera começar a descer”.

Mas “para isso é necessário que as emissões de gases com efeitos de estufa atinjam um máximo e comecem a descer”, salienta o especialista em política ambiental e sustentabilidade.

Os maiores problemas para o clima são as “emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, em particular do dióxido de carbono, que é produzido na combustão dos combustíveis fósseis”, ou seja, do carvão, petróleo e gás natural, destaca Filipe Duarte.

Em Portugal, as emissões de gases poluentes desceram significativamente em 2020, devido ao confinamento motivado pela pandemia de covid-19.

Contudo, “temos problemas que não estão resolvidos, em termos de nos adaptarmos às alterações climáticas, e um desses problemas é o risco de incêndios florestais“, alerta o especialista do CNADS.

“Continuamos a ter uma área ardida de florestas e de matos que, em percentagem de área do país, é a maior da União Europeia, em média”, nota Filipe Duarte elogiando o forte investimento em energias renováveis, mas avisando que ainda há muito a fazer.

“É imperativo estarmos conscientes que as nossas acções vão influir sobre o que será o mundo nos próximos 20, 30, 50, 100 anos, onde viverão os nossos filhos, netos e bisnetos”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Impacto da descida do IRS em 2022 está dependente das taxas de retenção

A reformulação dos escalões do IRS que o Governo está a preparar deverá aliviar a carga fiscal de alguns contribuintes, mas o impacto dessa descida nos salários e nas pensões ao longo dos meses ainda …

Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta.  A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh - o mais populoso …

"Vamos libertar os portugueses". DGS vai acabar com os boletins diários da covid-19

Numa entrevista ao Público, a Diretora-Geral de Saúde sublinhou que, numa altura em que a pandemia está a começar a ser controlada, muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente. O regresso …

Polícias protestam junto à residência do primeiro-ministro contra valor do subsídio de risco

Governo aprovou recentemente um subsídio de risco de 100 euros, um valor muito inferior aos 400 euros reivindicados pelas forças de segurança. Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos por causa do subsídio …

Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes. Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles …

Primeira faculdade privada de Medicina é inaugurada hoje pela Universidade Católica

Propina mensal será de 1.625 euros, valor que terá que ser pago ao longo dos seis anos do curso. A formação pode ir, feitas as contas totais, para os 97.500 euros, a que acrescem ainda …

Mais de um milhão de alunos nas escolas com plano para recuperar aprendizagens

Arranque do novo ano letivo é marcado pela pandemia da covid-19, que obriga a uma testagem massiva da comunidade escolar — apesar da vacinação—, mas também por uma greve dos professores e funcionários escolares. Cerca de …

Campanha eleitoral para as autárquicas na estrada a partir de hoje

Os candidatos preveem gastar na campanha um total de 33,6 milhões de euros, abaixo dos cerca de 39 milhões de euros gastos em 2017, com os socialistas a disporem do orçamento de campanha mais elevado, …

Aves migratórias estão a voar muito mais alto do que o esperado (e podem atingir os -21ºC)

Cientistas descobriram que duas aves migratórias estão a voar muito mais alto do que o esperado. A narceja-real pode atingir os 8.700 metros de altitude. Todos os outonos, mil milhões de pássaros deixam as suas áreas …

Geólogos propõem teoria sobre o famoso asteróide Vesta

O asteróide Vesta é o segundo maior asteróide do nosso Sistema Solar. Com um diâmetro de aproximadamente 530 km, orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter. Há muito tempo que os asteróides desempenham um …