Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Mário Cruz / Lusa

-

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem à seleção nacional.

Em São Petersburgo, Cristiano Ronaldo abriu a contagem aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e chegou aos 75 golos pela formação das ‘quinas’, número que coloca o avançado como o segundo melhor marcador de sempre de seleções europeias.

Ainda na primeira parte, naquele que foi o primeiro duelo de sempre entre os dois países, Bernardo Silva aumentou a vantagem, aos 37 minutos, e mais tarde André Silva, aos 80, e Nani, aos 90+1, confirmaram a goleada.

O extremo do Valência fez o seu 110.º jogo por Portugal igualou Fernando Couto no terceiro lugar dos mais internacionais.

A partida correu de uma forma quase perfeita à formação de Fernando Santos, que mesmo em modo de poupança (Ronaldo foi substituído aos 67 minutos) conseguiu assegurar a vitória no agrupamento, devido a ter melhor registo de golos que o México, e marcar encontro com o segundo classificado do Grupo B, na próxima quarta-feira, em Kazan.

A única ‘mancha’ aconteceu com Pepe, que viu o segundo cartão amarelo na competição no decorrer da segunda parte e vai falhar o jogo da meias-finais.

No novíssimo Estádio Krestovsky, Portugal apresentou-se com 5 alterações no ‘onze’, em comparação com o jogo com a Rússia, com destaque para a estreia de Nelson Semedo, que rendeu o lesionado Cédric Soares, e para as 100 internacionalizações de João Moutinho.

Apesar de ter estado com síndroma gripal, Eliseu também apareceu na equipa titular, mas apresentou algumas debilidades. O lateral esquerdo mostrou-se lento, mas não foi único.

Toda a equipa de Portugal entrou ‘pesada’ na partida, com um ritmo muito lento e sem conseguir chegar à baliza da Nova Zelândia. O primeiro remate só aconteceu perto dos 20 minutos e foi um cabeceamento praticamente inofensivo de André Silva.

O primeiro momento sério de perigo ocorreu pouco depois, aos 26 minutos, com Cristiano Ronaldo a acertar com estrondo na barra da baliza de Marinovic.

O capitão não fez o seu 75.º tento nesse lance, mas acabaria por alcançar número aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade. Na marcação de um canto, Danilo foi agarrado na área e Ronaldo abriu a contagem para a seleção nacional.

A vantagem galvanizou a equipa de Fernando Santos e aos 37 minutos foi a vez de Bernardo Silva assinar o seu nome nos marcadores da partida. Com toque magistral, Quaresma lançou Eliseu na esquerda, que deu a bola para o jogador do Manchester City encostar.

Bernardo Silva acabou por sair tocado do lance e ficou nos balneários durante o intervalo, dando lugar a Pizzi, que também se estreou no torneio dos campeões.

Tudo parecia estar a correr bem a Portugal até Pepe ver o cartão amarelo, por uma entrada escusada sobre um jogador da Nova Zelândia. O central vai falhar as meias-finais.

Rui Patrício, com um defesa em cima da linha, impediu Wood de reduzir para a Nova Zelândia, e a partir daí Portugal arrancou para um festival de oportunidades falhadas, com o guarda-redes neozelandês a destacar-se.

Marinovic impediu primeiro Cristiano Ronaldo e depois foi a vez de André Silva e Nani ‘esbarrarem’ no guardião que atua no terceiro escalão germânico.

O lance de Nani aconteceu poucos segundos depois do extremo ter rendido Cristiano Ronaldo, aos 67 minutos. Foi notório o desgaste do capitão da seleção nacional durante o tempo que esteve em campo.

Portugal acabou por construir a goleada nos instantes finais da partida, primeiro com André Silva a marcarem em estilo, aos 80 minutos. Quaresma roubou a bola a meio campo, deixou-a em André Silva, que correu em direção à baliza e, depois de passar por uma defesa, atirou com sucesso.

Já nos descontos, aos 90+1 minutos, Nani fechou a contagem com um excelente remate de pé esquerdo executado já dentro da área.

PARTILHAR

RESPONDER

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo, de acordo com uma lista divulgada pela Forbes esta sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que a norte-americana figura no primeiro lugar. Pelo segundo ano consecutivo, …

Divórcio chega ao Espaço. Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional. A astronauta Anne McClain é acusada de …

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …