Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Mário Cruz / Lusa

-

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem à seleção nacional.

Em São Petersburgo, Cristiano Ronaldo abriu a contagem aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e chegou aos 75 golos pela formação das ‘quinas’, número que coloca o avançado como o segundo melhor marcador de sempre de seleções europeias.

Ainda na primeira parte, naquele que foi o primeiro duelo de sempre entre os dois países, Bernardo Silva aumentou a vantagem, aos 37 minutos, e mais tarde André Silva, aos 80, e Nani, aos 90+1, confirmaram a goleada.

O extremo do Valência fez o seu 110.º jogo por Portugal igualou Fernando Couto no terceiro lugar dos mais internacionais.

A partida correu de uma forma quase perfeita à formação de Fernando Santos, que mesmo em modo de poupança (Ronaldo foi substituído aos 67 minutos) conseguiu assegurar a vitória no agrupamento, devido a ter melhor registo de golos que o México, e marcar encontro com o segundo classificado do Grupo B, na próxima quarta-feira, em Kazan.

A única ‘mancha’ aconteceu com Pepe, que viu o segundo cartão amarelo na competição no decorrer da segunda parte e vai falhar o jogo da meias-finais.

No novíssimo Estádio Krestovsky, Portugal apresentou-se com 5 alterações no ‘onze’, em comparação com o jogo com a Rússia, com destaque para a estreia de Nelson Semedo, que rendeu o lesionado Cédric Soares, e para as 100 internacionalizações de João Moutinho.

Apesar de ter estado com síndroma gripal, Eliseu também apareceu na equipa titular, mas apresentou algumas debilidades. O lateral esquerdo mostrou-se lento, mas não foi único.

Toda a equipa de Portugal entrou ‘pesada’ na partida, com um ritmo muito lento e sem conseguir chegar à baliza da Nova Zelândia. O primeiro remate só aconteceu perto dos 20 minutos e foi um cabeceamento praticamente inofensivo de André Silva.

O primeiro momento sério de perigo ocorreu pouco depois, aos 26 minutos, com Cristiano Ronaldo a acertar com estrondo na barra da baliza de Marinovic.

O capitão não fez o seu 75.º tento nesse lance, mas acabaria por alcançar número aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade. Na marcação de um canto, Danilo foi agarrado na área e Ronaldo abriu a contagem para a seleção nacional.

A vantagem galvanizou a equipa de Fernando Santos e aos 37 minutos foi a vez de Bernardo Silva assinar o seu nome nos marcadores da partida. Com toque magistral, Quaresma lançou Eliseu na esquerda, que deu a bola para o jogador do Manchester City encostar.

Bernardo Silva acabou por sair tocado do lance e ficou nos balneários durante o intervalo, dando lugar a Pizzi, que também se estreou no torneio dos campeões.

Tudo parecia estar a correr bem a Portugal até Pepe ver o cartão amarelo, por uma entrada escusada sobre um jogador da Nova Zelândia. O central vai falhar as meias-finais.

Rui Patrício, com um defesa em cima da linha, impediu Wood de reduzir para a Nova Zelândia, e a partir daí Portugal arrancou para um festival de oportunidades falhadas, com o guarda-redes neozelandês a destacar-se.

Marinovic impediu primeiro Cristiano Ronaldo e depois foi a vez de André Silva e Nani ‘esbarrarem’ no guardião que atua no terceiro escalão germânico.

O lance de Nani aconteceu poucos segundos depois do extremo ter rendido Cristiano Ronaldo, aos 67 minutos. Foi notório o desgaste do capitão da seleção nacional durante o tempo que esteve em campo.

Portugal acabou por construir a goleada nos instantes finais da partida, primeiro com André Silva a marcarem em estilo, aos 80 minutos. Quaresma roubou a bola a meio campo, deixou-a em André Silva, que correu em direção à baliza e, depois de passar por uma defesa, atirou com sucesso.

Já nos descontos, aos 90+1 minutos, Nani fechou a contagem com um excelente remate de pé esquerdo executado já dentro da área.

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …