Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Mário Cruz / Lusa

-

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem à seleção nacional.

Em São Petersburgo, Cristiano Ronaldo abriu a contagem aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e chegou aos 75 golos pela formação das ‘quinas’, número que coloca o avançado como o segundo melhor marcador de sempre de seleções europeias.

Ainda na primeira parte, naquele que foi o primeiro duelo de sempre entre os dois países, Bernardo Silva aumentou a vantagem, aos 37 minutos, e mais tarde André Silva, aos 80, e Nani, aos 90+1, confirmaram a goleada.

O extremo do Valência fez o seu 110.º jogo por Portugal igualou Fernando Couto no terceiro lugar dos mais internacionais.

A partida correu de uma forma quase perfeita à formação de Fernando Santos, que mesmo em modo de poupança (Ronaldo foi substituído aos 67 minutos) conseguiu assegurar a vitória no agrupamento, devido a ter melhor registo de golos que o México, e marcar encontro com o segundo classificado do Grupo B, na próxima quarta-feira, em Kazan.

A única ‘mancha’ aconteceu com Pepe, que viu o segundo cartão amarelo na competição no decorrer da segunda parte e vai falhar o jogo da meias-finais.

No novíssimo Estádio Krestovsky, Portugal apresentou-se com 5 alterações no ‘onze’, em comparação com o jogo com a Rússia, com destaque para a estreia de Nelson Semedo, que rendeu o lesionado Cédric Soares, e para as 100 internacionalizações de João Moutinho.

Apesar de ter estado com síndroma gripal, Eliseu também apareceu na equipa titular, mas apresentou algumas debilidades. O lateral esquerdo mostrou-se lento, mas não foi único.

Toda a equipa de Portugal entrou ‘pesada’ na partida, com um ritmo muito lento e sem conseguir chegar à baliza da Nova Zelândia. O primeiro remate só aconteceu perto dos 20 minutos e foi um cabeceamento praticamente inofensivo de André Silva.

O primeiro momento sério de perigo ocorreu pouco depois, aos 26 minutos, com Cristiano Ronaldo a acertar com estrondo na barra da baliza de Marinovic.

O capitão não fez o seu 75.º tento nesse lance, mas acabaria por alcançar número aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade. Na marcação de um canto, Danilo foi agarrado na área e Ronaldo abriu a contagem para a seleção nacional.

A vantagem galvanizou a equipa de Fernando Santos e aos 37 minutos foi a vez de Bernardo Silva assinar o seu nome nos marcadores da partida. Com toque magistral, Quaresma lançou Eliseu na esquerda, que deu a bola para o jogador do Manchester City encostar.

Bernardo Silva acabou por sair tocado do lance e ficou nos balneários durante o intervalo, dando lugar a Pizzi, que também se estreou no torneio dos campeões.

Tudo parecia estar a correr bem a Portugal até Pepe ver o cartão amarelo, por uma entrada escusada sobre um jogador da Nova Zelândia. O central vai falhar as meias-finais.

Rui Patrício, com um defesa em cima da linha, impediu Wood de reduzir para a Nova Zelândia, e a partir daí Portugal arrancou para um festival de oportunidades falhadas, com o guarda-redes neozelandês a destacar-se.

Marinovic impediu primeiro Cristiano Ronaldo e depois foi a vez de André Silva e Nani ‘esbarrarem’ no guardião que atua no terceiro escalão germânico.

O lance de Nani aconteceu poucos segundos depois do extremo ter rendido Cristiano Ronaldo, aos 67 minutos. Foi notório o desgaste do capitão da seleção nacional durante o tempo que esteve em campo.

Portugal acabou por construir a goleada nos instantes finais da partida, primeiro com André Silva a marcarem em estilo, aos 80 minutos. Quaresma roubou a bola a meio campo, deixou-a em André Silva, que correu em direção à baliza e, depois de passar por uma defesa, atirou com sucesso.

Já nos descontos, aos 90+1 minutos, Nani fechou a contagem com um excelente remate de pé esquerdo executado já dentro da área.

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …