Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Mário Cruz / Lusa

-

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem à seleção nacional.

Em São Petersburgo, Cristiano Ronaldo abriu a contagem aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e chegou aos 75 golos pela formação das ‘quinas’, número que coloca o avançado como o segundo melhor marcador de sempre de seleções europeias.

Ainda na primeira parte, naquele que foi o primeiro duelo de sempre entre os dois países, Bernardo Silva aumentou a vantagem, aos 37 minutos, e mais tarde André Silva, aos 80, e Nani, aos 90+1, confirmaram a goleada.

O extremo do Valência fez o seu 110.º jogo por Portugal igualou Fernando Couto no terceiro lugar dos mais internacionais.

A partida correu de uma forma quase perfeita à formação de Fernando Santos, que mesmo em modo de poupança (Ronaldo foi substituído aos 67 minutos) conseguiu assegurar a vitória no agrupamento, devido a ter melhor registo de golos que o México, e marcar encontro com o segundo classificado do Grupo B, na próxima quarta-feira, em Kazan.

A única ‘mancha’ aconteceu com Pepe, que viu o segundo cartão amarelo na competição no decorrer da segunda parte e vai falhar o jogo da meias-finais.

No novíssimo Estádio Krestovsky, Portugal apresentou-se com 5 alterações no ‘onze’, em comparação com o jogo com a Rússia, com destaque para a estreia de Nelson Semedo, que rendeu o lesionado Cédric Soares, e para as 100 internacionalizações de João Moutinho.

Apesar de ter estado com síndroma gripal, Eliseu também apareceu na equipa titular, mas apresentou algumas debilidades. O lateral esquerdo mostrou-se lento, mas não foi único.

Toda a equipa de Portugal entrou ‘pesada’ na partida, com um ritmo muito lento e sem conseguir chegar à baliza da Nova Zelândia. O primeiro remate só aconteceu perto dos 20 minutos e foi um cabeceamento praticamente inofensivo de André Silva.

O primeiro momento sério de perigo ocorreu pouco depois, aos 26 minutos, com Cristiano Ronaldo a acertar com estrondo na barra da baliza de Marinovic.

O capitão não fez o seu 75.º tento nesse lance, mas acabaria por alcançar número aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade. Na marcação de um canto, Danilo foi agarrado na área e Ronaldo abriu a contagem para a seleção nacional.

A vantagem galvanizou a equipa de Fernando Santos e aos 37 minutos foi a vez de Bernardo Silva assinar o seu nome nos marcadores da partida. Com toque magistral, Quaresma lançou Eliseu na esquerda, que deu a bola para o jogador do Manchester City encostar.

Bernardo Silva acabou por sair tocado do lance e ficou nos balneários durante o intervalo, dando lugar a Pizzi, que também se estreou no torneio dos campeões.

Tudo parecia estar a correr bem a Portugal até Pepe ver o cartão amarelo, por uma entrada escusada sobre um jogador da Nova Zelândia. O central vai falhar as meias-finais.

Rui Patrício, com um defesa em cima da linha, impediu Wood de reduzir para a Nova Zelândia, e a partir daí Portugal arrancou para um festival de oportunidades falhadas, com o guarda-redes neozelandês a destacar-se.

Marinovic impediu primeiro Cristiano Ronaldo e depois foi a vez de André Silva e Nani ‘esbarrarem’ no guardião que atua no terceiro escalão germânico.

O lance de Nani aconteceu poucos segundos depois do extremo ter rendido Cristiano Ronaldo, aos 67 minutos. Foi notório o desgaste do capitão da seleção nacional durante o tempo que esteve em campo.

Portugal acabou por construir a goleada nos instantes finais da partida, primeiro com André Silva a marcarem em estilo, aos 80 minutos. Quaresma roubou a bola a meio campo, deixou-a em André Silva, que correu em direção à baliza e, depois de passar por uma defesa, atirou com sucesso.

Já nos descontos, aos 90+1 minutos, Nani fechou a contagem com um excelente remate de pé esquerdo executado já dentro da área.

PARTILHAR

RESPONDER

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …