Portugal está entre os países onde só há “gente rica” nos colégios privados

SESI SP / Flickr

Portugal está entre os 10 países onde a diferença sócio-económica entre os alunos que frequentam o ensino público e o ensino privado é mais “impressionante”, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O relatório “Balancing School Choice and Equity“, cujas conclusões são divulgadas pelo Público, reflecte que Portugal está entre os países onde se nota maior “segregação” entre os alunos do sector privado e do sector público, no que ao estatuto sócio-económico diz respeito.

Isto significa que em Portugal, a larga maioria dos estudantes dos colégios privados pertencem a famílias ricas e que suportam grande parte das mensalidades.

Uma circunstância que se deve às políticas do Governo que acabou com a maior parte dos contratos de associação com as instituições privadas de ensino, como nota no Público o director-geral da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós de Melo.

“Do conjunto dos países da OCDE, Portugal tem uma das maiores proporções de alunos inscritos no ensino privado e que pagam por isso, ao contrário do que sucede em vários outros países onde este tipo de ensino é financiado em grande parte ou mesmo na totalidade pelo Estado”, aponta este responsável.

“Se compararmos a amostra de Portugal, onde o ensino particular é pago pelas famílias, com a de outros países em que este é financiado pelo Estado, é normal que na portuguesa apareça só gente rica ao contrário do que acontece nas outras”, acrescenta Rodrigo Queirós de Melo.

Os países onde as diferenças sócio-económicas são menos vincadas são Holanda, Finlândia, Reino Unido, Suécia e EUA.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fui ver o relatório e, tal como eu suspeita (e ao contrário do que está na noticia!), há mais segregação económica entre escolas públicas e privadas, nos EUA do que em Portugal!!
    É ver a linha azul na pagina 58.
    De qualquer modo, acho muito bem que as escolas privadas sejam pagas pelos “utilizadores”!!

RESPONDER

Novas restrições em Itália recebidas com protestos violentos

Manifestantes saíram à rua em várias cidades italianas, esta segunda-feira, para protestar contra as novas restrições anunciadas pelo Governo para controlar a pandemia de covid-19. De acordo com a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal …

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …