Portugal está entre os países onde só há “gente rica” nos colégios privados

SESI SP / Flickr

Portugal está entre os 10 países onde a diferença sócio-económica entre os alunos que frequentam o ensino público e o ensino privado é mais “impressionante”, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O relatório “Balancing School Choice and Equity“, cujas conclusões são divulgadas pelo Público, reflecte que Portugal está entre os países onde se nota maior “segregação” entre os alunos do sector privado e do sector público, no que ao estatuto sócio-económico diz respeito.

Isto significa que em Portugal, a larga maioria dos estudantes dos colégios privados pertencem a famílias ricas e que suportam grande parte das mensalidades.

Uma circunstância que se deve às políticas do Governo que acabou com a maior parte dos contratos de associação com as instituições privadas de ensino, como nota no Público o director-geral da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós de Melo.

“Do conjunto dos países da OCDE, Portugal tem uma das maiores proporções de alunos inscritos no ensino privado e que pagam por isso, ao contrário do que sucede em vários outros países onde este tipo de ensino é financiado em grande parte ou mesmo na totalidade pelo Estado”, aponta este responsável.

“Se compararmos a amostra de Portugal, onde o ensino particular é pago pelas famílias, com a de outros países em que este é financiado pelo Estado, é normal que na portuguesa apareça só gente rica ao contrário do que acontece nas outras”, acrescenta Rodrigo Queirós de Melo.

Os países onde as diferenças sócio-económicas são menos vincadas são Holanda, Finlândia, Reino Unido, Suécia e EUA.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fui ver o relatório e, tal como eu suspeita (e ao contrário do que está na noticia!), há mais segregação económica entre escolas públicas e privadas, nos EUA do que em Portugal!!
    É ver a linha azul na pagina 58.
    De qualquer modo, acho muito bem que as escolas privadas sejam pagas pelos “utilizadores”!!

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …