Portugal é o terceiro país com o maior número de brasileiros presos

EPRENSA / Flickr

-

Mais de 3.200 brasileiros estão presos no estrangeiro, sendo Portugal o terceiro país com a maior incidência de casos, com 10% do total, divulgou esta quarta-feira o Governo brasileiro.

Os Estados Unidos lideram a lista, com 726 casos, seguido de Japão (407), Portugal (329) e Paraguai (314), num universo total de 3.209, de acordo com o estudo divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Os dados do Itamaraty revelam que o número de brasileiros presos no exterior cresceu 28% desde 2011. O total de presidiários brasileiros em outros países passou de 2,5 mil, no fim desse ano, para 3.209 no final de 2013. No entanto, tendo em conta que cerca de 2,5 milhões de brasileiros vivem em outros países, a percentagem de emigrantes encarcerados é de 0,1%.

Do total de presos no estrangeiro, cerca de um terço (1.421) estão em prisão preventiva e ainda aguardam julgamento ou deportação para serem julgados em território nacional. Outros 1.415 estão a cumprir pena, após julgamento, enquanto os 373 restantes não tiveram os seus casos especificados.

Por continente, Portugal aparece como o primeiro da lista entre os demais países europeus, à frente de Espanha (246), Itália (190), França (120), Reino Unido (52) e Alemanha (52).

Entre os brasileiros detidos em prisões portuguesas, 76 casos estão relacionados ao crime de narcotráfico ou posse de drogas – na Europa, com um total de 1.018 detentos, a percentagem relacionada com este tipo de crimes sobe para 44%.

Os restantes motivos não foram especificados por país, variando, no caso do continente europeu, de casos graves, como homicídio doloso ou culposo, latrocínio (roubo ou extorsão violenta à mão armada) e sequestro, até situações relacionadas com documentos irregulares ou condução sem habilitação.

O estudo foi elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que presta assistência jurídica a alguns casos, com base em dados de dezembro de 2013.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.