Cidade no Canadá tem apenas 86 habitantes. Fica na província Newfoundland and Labrador, a milhares de quilómetros de Portugal. Nome terá 500 anos.
Chama-se Portugal mas fica bem longe de Portugal. Mais concretamente 3.772 quilómetros entre Lisboa e este local do Canadá.
O local em causa é Portugal Cove South. Uma pequena cidade na província de Newfoundland and Labrador.
Esta “enseada do sul” é uma cidade muito dedicada à pesca. Tem muita água por perto, não surpreende.
O portal Irish Loop retrata esta cidade tranquila, onde se destaca um “impressionante espírito comunitário”, bem visível nas associações e grupos locais.
Apesar da área limitada, de pouco mais de 1,14 km2, há espaço por exemplo para um centro interpretativo e para uma reserva ecológica.
A reserva está integrada no famoso Mistaken Point, que até está citado na UNESCO porque tem os mais antigos grupos de megafósseis do planeta.
O nome Portugal Cove South estará relacionado com o facto de ter sido um local de pesca portuguesa no século XVI – a pesca continuou a ser a principal fonte de emprego ao longo de séculos, mas nos últimos anos o turismo ganhou outro protagonismo.
Há um nome directamente ligado a este local: Gaspar Corte Real, navegador contratado pelo Rei D. Manuel I para explorar a América do Norte no início do século XVI.
Mas não se sabe se Gaspar Corte Real pisou realmente este local, ou se apenas o nomeou durante as suas viagens.
A lenda sugere ainda que dois marinheiros liderados por Corte Real estão sepultados em Portugal Cove South.
Ali perto está o farol de Cape Race – ou seja, a tradução para inglês do nosso Cabo Raso. É um dos locais mais apropriados do mundo para sentir uma ligação com o Titanic, já que é o ponto terrestre mais próximo do túmulo do famoso navio.
Ah, os censos mais recentes (2021) indicam que Portugal Cove South tem… 86 pessoas.
“Há um nome directamente ligado a este local: Gaspar Corte Real, navegador contratado pelo Rei D. Fernando para explorar a América do Norte no início do século XVI”. Rei Dom Manuel I, queria dizer?
Boa tarde, Pedro.
Claro: Rei D. Manuel I.
Obrigado, está corrigido.
Porque não falar também da aldeia holandesa em Roterdão chamada de poortugaal?