Portugal bate Itália em jogo impróprio para cardíacos e está nas meias-finais do Europeu

1

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 qualificou-se pela quarta vez para as meias-finais do Europeu da categoria, ao vencer a Itália por 5-3, após prolongamento, nos quartos de final da edição de 2021, em Ljubljana.

Dany Mota (seis e 31 minutos), Gonçalo Ramos (58) e os suplentes Jota (109) e Francisco Conceição (119) marcaram os golos lusos, enquanto Tommaso Pobega (45), Gianluca Scamacca (60) e Patrick Cutrone (89) faturaram para os italianos, que ficaram com 10 aos 91, por expulsão de Matteo Lovato.

Na quarta presença nas ‘meias’, depois de 1994 (2-0 à Espanha), 2004 (1-3 com a Itália) e 2015 (5-0 à Alemanha), a formação lusa vai defrontar na quinta-feira a Espanha, que venceu a Croácia por 2-1, após prolongamento, com um ‘bis’ de Javi Puado.

No final do jogo, Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, considerou que a partida foi equilibrada e lamentou o facto de Portugal ter desperdiçado a vantagem de dois golos que levava.

“Enfrentámos uma equipa tremenda. Tivemos dois golos de vantagem por duas vezes. Com a Itália a arriscar mais, tínhamos de ter sido mais agressivos em termos ofensivos. Não conseguimos, acabámos por sofrer, é duro sofrer a acabar a primeira parte e o jogo. Mas acho que merecemos”, disse Rui Jorge.

Quanto às falhas defensivas que levaram a equipa a sofrer três golos, Rui Jorge disse que não lhe pareceu que tivessem existido falhas posicionais.

“Existem dois golos em que a bola passa por baixo do pé do jogador… acontece. Mas em termos de posicionamento acho que não estávamos mal, mas vamos rever tudo isso. No segundo golo, tenho de perceber como é que a bola entra ali. […] Quando se erra um bocadinho é-se imediatamente penalizado. Acho que fizemos um bom jogo defensivamente, mesmo tendo sofrido três golos”, explicou.

O selecionador português de sub-21 deixou ainda fortes elogios às exibições de Dany Mota, que ‘bisou’ na partida, e Vitinha, que se exibiu com grande qualidade no meio-campo.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.