Porto vs Besiktas | Falsa partida para o dragão

FC Porto sofreu os primeiros golos em jogos oficiais esta época e, consequentemente, a primeira derrota. O Besiktas foi ao Estádio do Dragão vencer por 3-1, com dois antigos jogadores que actuaram em Portugal a terem total protagonismo no primeiro tento da noite.

Para a história fica um Porto que dominou no segundo tempo, rematou muito, mas foi tacticamente ultrapassado por uma formação turca que chegou com pragmatismo junto à baliza de Iker Casillas e soube aproveitar as suas melhores ocasiões.

O Jogo explicado em Números

  • O Porto conseguiu o primeiro remate enquadrado logo no primeiro minuto, por Marega, mas o Besiktas cedo mostrou que não estava no Dragão para ver jogar. Com passes longos para as laterais, onde estavam Babel e Quaresma, os turcos criavam perigo e, aos dez minutos, somavam 46% de posse e dois remates, embora nenhum enquadrado.
  • Não espantou o primeiro golo dos visitantes, aos 13 minutos, por Talisca, de cabeça, após cruzamento de Quaresma. Um tento 100% construído por antigos jogadores da Liga portuguesa.
  • Porto teve de ir atrás do prejuízo e Óliver acertou no poste aos 19 minutos, num bom lance de insistência portista. E essa intensidade deu frutos aos 21 minutos, com Tosic a fazer autogolo após canto de Alex Telles. Nesta fase o Besiktas tinha, apesar de tudo, mais bola, 52%, e quatro remates, mais um que os portistas (ambos um enquadrado).
  • Adivinhava-se o tento do FC Porto, mas foi o Besiktas a marcar de novo, através de um grande golo de Tosun, num remate de fora da área aos 28 minutos. Um “balde de água fria” no Dragão.
  • Os turcos iam-se superiorizando ao Porto nos duelos individuais, com 61% ganhos, e os portugueses nos cantos (5-1). De resto o equilíbrio era nota dominante à meia-hora: 53% de posse para os portistas; seis remates, dois enquadrados, para cada equipa; 77% de eficácia de passe para ambos.
  • O intervalo chegou com o Besiktas em vantagem, em especial pela melhor abordagem táctica na exploração dos espaços concedidos pelos portistas que, por seu turno, mostravam maior intensidade.
  • Em termos estatísticos apenas detalhes separavam as duas equipas: 8-9 em remates a favor dos turcos, 2-3 enquadrados, 51% de posse para os “dragões”, 75% de eficácia de passe para os portugueses, 77% para o seu adversário.
  • Besiktas superior nos duelos individuais (63%), Porto nos cantos (6-1).
  • Talisca era o melhor nesta altura, com um golo em dois remates (um enquadrado), três passes para finalização, um drible eficaz e uma movimentação imprevisível – GoalPoint Rating de 7.3.
  • Mais Porto no reatamento, com seis remates (só um enquadrado) nos primeiros 15 minutos após o descanso e 61% de posse nesta fase. Também nos duelos os números melhoraram, com 57% ganhos. As entradas de André André e Otávio para a zona central ajudaram a essa mudança.
  • Brahimi foi subindo no GoalPoint Ratings em paralelo à melhoria de rendimento do Porto e, pelos 75 minutos, já era o segundo melhor em campo, com 6.7, graças a uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, quatro dribles eficazes em oito tentativas, oito duelos ganhos em 13 e o máximo de recuperações de bola: dez.
  • Domínio total do Porto no segundo tempo, com 62% de posse na segunda parte, por volta dos 80 minutos, e dez remates nesta fase, três enquadrados. O problema é que o Besiktas soube adaptar-se à nova realidade e retirou espaços aos “dragões” na zona central, o que dificultou a criação de oportunidades de golo.
  • E foi contra a corrente de jogo que Babel fez o 3-1 para o Besiktas, a concluir na grande área um centro atrasado de Álvaro Negredo.

O Homem do Jogo

O brasileiro já tinha feito estragos na anterior visita a Portugal, com um golo apontado ao Benfica na Luz. Desta vez, no Porto, Anderson Talisca voltou a facturar, desta feita de cabeça, e foi o melhor em campo com base no GoalPoint Ratings, com 7.2.

A sua movimentação foi uma dor-de-cabeça para a defesa portista, bem como a sua capacidade de remate e último passe. Marcou a cruzamento de Ricardo Quaresma e registou bons números, em especial na primeira parte: dois remates, um enquadrado, três passes para finalização, um drible eficaz, oito duelos ganhos em 14, dois desarmes e três intercepções e quatro faltas sofridas.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/908042998541320193

Jogadores em foco

  • Brahimi 6.3 – O melhor jogador do Porto. O argelino foi subindo de produção e destacou-se naquilo que melhor sabe fazer: os dribles – quatro eficazes em 11 tentativas. Registou ainda dois remates e fez dois passes para finalização.
  • Pepe 6.7 – Excelente jogo do ex-portista. O internacional português registou 12 alívios, o máximo do jogo, mas também quatro desarmes, duas intercepções e nove recuperações de bola. Ganhou oito de 11 duelos.
  • Felipe 5.9 – Apesar de o Besiktas pouco ter atacado no segundo tempo, Felipe acabou por ter uma prestação meritória, com seis alívios, três intercepções, dois desarmes e dois remates bloqueados.
  • R. Quaresma 5.6 – O extremo português saiu sob um forte aplauso dos adeptos portistas, no final da segunda parte, apesar de ter saído dele o passe para o 1-o de Talisca. Fez dois remates, um enquadrado, e ainda dois passes para finalização.
  • Hutchinson 6.2 – O médio-defensivo canadiano foi uma parede onde o Porto esbarrava regularmente. Terminou com belos números defensivos: sete desarmes, três alívios, dois bloqueios de remate, ganhou 12 duelos em 15, recuperou sete vezes a bola e acertou 89% dos passes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …