Porto 5-1 Arouca | Taremi deseja um Ano Novo nota 10

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Acabar o ano competitivo em grande. Foi isso que o FC Porto quis fazer, neste retomar de Liga bwin após uma espécie de segunda pré-temporada, devido à realização do Qatar 2022.

O “convidado” foi o Arouca, que chegou ao Dragão muito desfalcado devido a uma série de lesões que limitou a sete o número de suplentes no banco.

A resistência dos forasteiros durou 23 segundos e cedo se viu que esta ia ser uma espécie de “degola dos inocentes”, perspectivando-se uma goleada que se veio a construir com normalidade, e mais poderiam ter sido.

Os 5-1 finais tiveram como protagonista Mehdi Taremi, autor de um “hat-trick”, o primeiro que se registou na Liga 22/23, e que terminou com nota máxima, a sua terceira esta temporada em todas as competições.

Não poderia ter começado melhor o jogo para o Porto. Decorriam apenas 23 segundos e o marcador já estava inaugurado, com Otávio a emendar após uma defesa de Ignacio De Arruabarrena, que travou um primeiro remate de Gabriel Veron.

Qualquer estratégia especial que o Arouca tivesse caiu de imediato por terra. Assim, os visitantes viram-se cedo obrigados a subir linhas e a procurar o golo, com os “dragões” a tentarem exploras as costas da defesa contrária, embora sem grande sucesso inicial.

Só que aos 18 minutos o Porto dilatou a vantagem, uma conclusão de Taremi após bom lance colectivo, com assistência de Veron.

O brasileiro foi titular, com alguma surpresa, mas esteve nos dois lances capitais da partida, mostrando mobilidade e critério.

Porém, o melhor ao intervalo era Mehdi Taremi, que fez o 3-0 aos 34 minutos, perante um desamparado De Arruabarrena, agora sim a aproveitar os muitos espaços entre o guardião e a defesa.

O iraniano registava um GoalPoint Rating de 8.4 ao descanso, pelo bis, três remates, todos enquadrados e cinco acções com bola na área contrária.

O festival de Taremi prosseguiu na segunda parte. Aos 50 minutos, o atacante aproveitou uma “assistência” involuntária de João Basso para fazer o 4-0 e o primeiro “hat-trick” desta edição da Liga bwin, lançando a “candidatura” a uma nota máxima.

E aos 70, Opoku fez autogolo, chegando o resultado à “manita”, podendo atingir a meia-dúzia pouco depois, mas o tento de Toni Martínez foi anulado por fora-de-jogo.

O remate de Bruno Marques (75′) de fora da área é que contou mesmo, com o Arouca a reduzir a desvantagem e a minimizar um pouco os danos.

O jogo estava mais ou menos partido, entretido, mas sem grande disciplina de parte a parte, uma vez que o vencedor estava há muito encontrado, e Marcano também marcou, mas também este tento foi anulado por posição irregular.

Melhor em Campo

Portentosa exibição de Taremi. O atacante iraniano fez três golos, naquele que foi o primeiro “hat-trick” registado na Liga bwin 22/23.

Alcançou um GoalPoint Rating de 10.0, a terceira nota máxima de Mehdi esta temporada, após a conseguida na Supertaça Cândido de Oliveira e na goleada ao Club Brugge, na Liga dos Campeões, e a segunda consecutiva para jogadores do Porto na prova, após o 10.0 conseguido por Galeno no Bessa.

Além dos três tentos, Taremi enquadrou todos os cinco remates que realizou, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e acumulou o máximo de acções com bola na área adversária (11).

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.