Portimonense, o samba de dois países só (ou quase)

Ricardo Nascimento / Lusa

Aylton (Portimonense) em ação com Lucas Tagliapietra e Carraça (Boavista)

O plantel ainda não está fechado mas, para já, o plantel de Portimão volta a destacar-se por causa do sotaque de terras de Vera Cruz. Os “grandes” dão outro exemplo – para já.

O Portimonense confirmou nesta quarta-feira a contratação de Lucas Tagliapietra. Um defesa que representava o Boavista e que é brasileiro. Todos os reforços anunciados neste verão, para o plantel principal do Portimonense, são brasileiros.

Este contingente veio reforçar o “samba” que se dança em Portimão: no dia da elaboração deste artigo, e segundo os dados do portal zerozero, há 22 futebolistas brasileiros sob o comando do treinador Paulo Sérgio – dava para compor duas equipas completas só com brasileiros.

No leque restrito de nacionalidades presentes no plantel algarvio, segue-se Portugal, com 10 futebolistas. Não é o samba de uma nota só do Newton Mendonça mas é quase o samba de dois países só. Quase porque há ainda dois jogadores provenientes do Japão e um do Gana.

Assim só há quatro países (para já) representados no Portimonense – neste aspeto este plantel é uma exceção, já que não há uma “sociedade das nações” em Portimão.

Deve-se realçar que, até ao fecho da janela de mercado de transferências, estes números vão ser certamente alterados. Primeiro, porque aparentemente Paulo Sérgio quer mais reforços e, segundo, porque deverão sair vários jogadores, para “emagrecer” o plantel que, afinal, vai jogar na I Liga apesar de ter descido de divisão nos relvados.

Portimão já dança samba há alguns anos

Este domínio da bandeira verde e amarela na constituição do plantel do Portimonense não é uma novidade: na época passada 19 futebolistas brasileiros estiveram ligados ao clube. E há duas temporadas, juntando jogadores que ficaram no Algarve com os que acabaram por sair, o total subiu para 26 brasileiros. Na verdade, a última época em que não houve uma maioria de atletas brasileiros (e com margem considerável para os portugueses) nos quadros do Portimonense foi em 2013/14.

Nestes últimos anos o reforço da participação brasileira no Portimonense está associado a alguns nomes na direção: o brasileiro Theodoro Fonseca, acionista maioritário do Portimonense, o compatriota Rodiney Sampaio, presidente da SAD, e o diretor geral Robson Ponte, antigo futebolista brasileiro.

Belenenses defende o jogador luso, Tondela longe dos brasileiros

Portugal e Brasil dominam na composição atual das 18 equipas da I Liga. Não é um dado novo, em relação às duas últimas décadas.

A seguir ao Portimonense destaca-se o Gil Vicente, no que diz respeito à presença de futebolistas brasileiros: 12 jogadores. Longe do Brasil está o Tondela, que conta com somente um jogador do país irmão.

Em relação ao número de atletas portugueses, um plantel fica bem distante dos outros: o do Belenenses SAD, que tem 23 lusos. As equipas de topo, embora longe destes números, também estão entre as que contam com mais portugueses: 16 no Sporting de Braga, 14 no FC Porto e no Benfica e 13 no Sporting.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …