Portimonense, o samba de dois países só (ou quase)

Ricardo Nascimento / Lusa

Aylton (Portimonense) em ação com Lucas Tagliapietra e Carraça (Boavista)

O plantel ainda não está fechado mas, para já, o plantel de Portimão volta a destacar-se por causa do sotaque de terras de Vera Cruz. Os “grandes” dão outro exemplo – para já.

O Portimonense confirmou nesta quarta-feira a contratação de Lucas Tagliapietra. Um defesa que representava o Boavista e que é brasileiro. Todos os reforços anunciados neste verão, para o plantel principal do Portimonense, são brasileiros.

Este contingente veio reforçar o “samba” que se dança em Portimão: no dia da elaboração deste artigo, e segundo os dados do portal zerozero, há 22 futebolistas brasileiros sob o comando do treinador Paulo Sérgio – dava para compor duas equipas completas só com brasileiros.

No leque restrito de nacionalidades presentes no plantel algarvio, segue-se Portugal, com 10 futebolistas. Não é o samba de uma nota só do Newton Mendonça mas é quase o samba de dois países só. Quase porque há ainda dois jogadores provenientes do Japão e um do Gana.

Assim só há quatro países (para já) representados no Portimonense – neste aspeto este plantel é uma exceção, já que não há uma “sociedade das nações” em Portimão.

Deve-se realçar que, até ao fecho da janela de mercado de transferências, estes números vão ser certamente alterados. Primeiro, porque aparentemente Paulo Sérgio quer mais reforços e, segundo, porque deverão sair vários jogadores, para “emagrecer” o plantel que, afinal, vai jogar na I Liga apesar de ter descido de divisão nos relvados.

Portimão já dança samba há alguns anos

Este domínio da bandeira verde e amarela na constituição do plantel do Portimonense não é uma novidade: na época passada 19 futebolistas brasileiros estiveram ligados ao clube. E há duas temporadas, juntando jogadores que ficaram no Algarve com os que acabaram por sair, o total subiu para 26 brasileiros. Na verdade, a última época em que não houve uma maioria de atletas brasileiros (e com margem considerável para os portugueses) nos quadros do Portimonense foi em 2013/14.

Nestes últimos anos o reforço da participação brasileira no Portimonense está associado a alguns nomes na direção: o brasileiro Theodoro Fonseca, acionista maioritário do Portimonense, o compatriota Rodiney Sampaio, presidente da SAD, e o diretor geral Robson Ponte, antigo futebolista brasileiro.

Belenenses defende o jogador luso, Tondela longe dos brasileiros

Portugal e Brasil dominam na composição atual das 18 equipas da I Liga. Não é um dado novo, em relação às duas últimas décadas.

A seguir ao Portimonense destaca-se o Gil Vicente, no que diz respeito à presença de futebolistas brasileiros: 12 jogadores. Longe do Brasil está o Tondela, que conta com somente um jogador do país irmão.

Em relação ao número de atletas portugueses, um plantel fica bem distante dos outros: o do Belenenses SAD, que tem 23 lusos. As equipas de topo, embora longe destes números, também estão entre as que contam com mais portugueses: 16 no Sporting de Braga, 14 no FC Porto e no Benfica e 13 no Sporting.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …