Encontrada uma “porta para o Inferno” numa caverna do Reino Unido

Se há uma porta de entrada para o inferno, um portal do submundo usado por demónios e bruxas, pode ser numa pequena caverna de uma localidade do Reino Unido.

Uma pequena caverna perto da cidade de Creswell, no centro da Inglaterra, poderia ter sido considerada “uma porta de entrada para o inferno“, um portal para o submundo. Especialistas em património revelaram a maior concentração de marcas apotropaicas, ou símbolos para afastar o mal ou o infortúnio, alguma vez encontrados no Reino Unido.

As marcas, em Creswell Crags, um desfiladeiro de calcário na fronteira de Nottinghamshire com Derbyshire, incluem centenas de letras, símbolos e padrões esculpidos, numa época em que a crença na feitiçaria era generalizada. A escala e variedade das marcas feitas nas paredes de calcário e no teto de uma caverna que tem no centro um buraco profundo e escuro, não tem precedentes.

Acreditando proteger contra bruxas e maldições, as marcas foram descobertas por acaso no local, que também abriga a única arte da era do gelo já descoberta no Reino Unido.

Paul Baker, diretor do Creswell Heritage Trust, disse que as marcas estavam à vista. Eles sabiam que estavam lá, mas não sabiam o que representavam, segundo o The Guardian.

A instituição foi alertada para as marcas no ano passado por Hayley Clark e Ed Waters. Ambos achavam que talvez houvesse duas ou três marcações, mas logo ficou claro que havia dezenas e, em seguida, até mil. “Estão em toda parte”, disse Baker. “Quão assustados estavam?”

As letras e os símbolos eram cristãos, mas não deveriam ser vistos nesse contexto, disse Alison Fearn, especialista em marcas de proteção da Universidade de Leicester. Do século XVI ao início do século XIX, quando as pessoas faziam marcas de bruxas, pode ter havido uma falta de associação com a religião.

As marcas nas cavernas encaixam-se na história local, já que a vila pós-medieval de Creswell costumava estar muito mais perto das cavernas. Os duques de Portland tinham realocado a vila para um local a 20 minutos a pé, durante um período de paisagismo do século XIX.

John Charlesworth, intérprete da herança das cavernas, disse que paisagens naturais já foram consideradas lugares assustadores. “Estes são lugares onde forças sobrenaturais num ambiente não-humano indomável poderiam estar em ação. A população local está nas garras dessa paisagem monstruosa”.

Marcas de proteção ritualística são normalmente encontradas em casas e igrejas, em portas e janelas, para afastar os maus espíritos. Eles já foram encontrados em cavernas, mas nunca nesta escala.

Creswell Crags chegou às manchetes em 2003, quando a arte das cavernas da era do gelo, incluindo figuras de pássaros, veados, bisões e cavalos, foi descoberta. O anúncio da última descoberta foi feito por Creswell Crags e Historic England.

Ronald Hutton, professor, disse que a descoberta foi extremamente importante e emocionante. “Parece o maior conjunto de marcas protetoras já encontradas em cavernas britânicas e possivelmente em qualquer lugar da Grã-Bretanha.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. ZAP, bom dia.
    Por favor revejam este período:
    “Os duques de Portland haviam realocados para a vila a 20 minutos a pé, durante um período de paisagismo do século XIX.”
    Obrigado

      • ZAP, desculpem lá, acham que aquilo se entende?
        “The dukes of Portland had relocated the village 20 minutes walk away during a spot of 19th century landscaping for themselves.”
        Eu diria:
        “Os Duques de Portland relocalizaram a aldeia a 20 min, a pé, de distância da localização original, durante um reconhecimento paisagístico para si próprios, no séc XIX.
        Cumprimentos

  2. Hirmandade. Secreta

    Não coloque as mão ondem vocês teraquios não conheça o significado da vida ,pois nos não seremos responsáveis se vocês humanos liberta o que está guardado a três milhões de anos .no princípio ele era de Deus . pois agora virou trevas .a saída é a entrada para a Cidade guardada por Deus .nunca entra pois não tem volta.sou da terra pois humano mas um anjo caído e em forma de gente.fique sempre atentos nuca se sabe quando eles vem .

RESPONDER

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …