Encontrada uma “porta para o Inferno” numa caverna do Reino Unido

Se há uma porta de entrada para o inferno, um portal do submundo usado por demónios e bruxas, pode ser numa pequena caverna de uma localidade do Reino Unido.

Uma pequena caverna perto da cidade de Creswell, no centro da Inglaterra, poderia ter sido considerada “uma porta de entrada para o inferno“, um portal para o submundo. Especialistas em património revelaram a maior concentração de marcas apotropaicas, ou símbolos para afastar o mal ou o infortúnio, alguma vez encontrados no Reino Unido.

As marcas, em Creswell Crags, um desfiladeiro de calcário na fronteira de Nottinghamshire com Derbyshire, incluem centenas de letras, símbolos e padrões esculpidos, numa época em que a crença na feitiçaria era generalizada. A escala e variedade das marcas feitas nas paredes de calcário e no teto de uma caverna que tem no centro um buraco profundo e escuro, não tem precedentes.

Acreditando proteger contra bruxas e maldições, as marcas foram descobertas por acaso no local, que também abriga a única arte da era do gelo já descoberta no Reino Unido.

Paul Baker, diretor do Creswell Heritage Trust, disse que as marcas estavam à vista. Eles sabiam que estavam lá, mas não sabiam o que representavam, segundo o The Guardian.

A instituição foi alertada para as marcas no ano passado por Hayley Clark e Ed Waters. Ambos achavam que talvez houvesse duas ou três marcações, mas logo ficou claro que havia dezenas e, em seguida, até mil. “Estão em toda parte”, disse Baker. “Quão assustados estavam?”

As letras e os símbolos eram cristãos, mas não deveriam ser vistos nesse contexto, disse Alison Fearn, especialista em marcas de proteção da Universidade de Leicester. Do século XVI ao início do século XIX, quando as pessoas faziam marcas de bruxas, pode ter havido uma falta de associação com a religião.

As marcas nas cavernas encaixam-se na história local, já que a vila pós-medieval de Creswell costumava estar muito mais perto das cavernas. Os duques de Portland tinham realocado a vila para um local a 20 minutos a pé, durante um período de paisagismo do século XIX.

John Charlesworth, intérprete da herança das cavernas, disse que paisagens naturais já foram consideradas lugares assustadores. “Estes são lugares onde forças sobrenaturais num ambiente não-humano indomável poderiam estar em ação. A população local está nas garras dessa paisagem monstruosa”.

Marcas de proteção ritualística são normalmente encontradas em casas e igrejas, em portas e janelas, para afastar os maus espíritos. Eles já foram encontrados em cavernas, mas nunca nesta escala.

Creswell Crags chegou às manchetes em 2003, quando a arte das cavernas da era do gelo, incluindo figuras de pássaros, veados, bisões e cavalos, foi descoberta. O anúncio da última descoberta foi feito por Creswell Crags e Historic England.

Ronald Hutton, professor, disse que a descoberta foi extremamente importante e emocionante. “Parece o maior conjunto de marcas protetoras já encontradas em cavernas britânicas e possivelmente em qualquer lugar da Grã-Bretanha.”

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. ZAP, bom dia.
    Por favor revejam este período:
    “Os duques de Portland haviam realocados para a vila a 20 minutos a pé, durante um período de paisagismo do século XIX.”
    Obrigado

      • ZAP, desculpem lá, acham que aquilo se entende?
        “The dukes of Portland had relocated the village 20 minutes walk away during a spot of 19th century landscaping for themselves.”
        Eu diria:
        “Os Duques de Portland relocalizaram a aldeia a 20 min, a pé, de distância da localização original, durante um reconhecimento paisagístico para si próprios, no séc XIX.
        Cumprimentos

  2. Hirmandade. Secreta

    Não coloque as mão ondem vocês teraquios não conheça o significado da vida ,pois nos não seremos responsáveis se vocês humanos liberta o que está guardado a três milhões de anos .no princípio ele era de Deus . pois agora virou trevas .a saída é a entrada para a Cidade guardada por Deus .nunca entra pois não tem volta.sou da terra pois humano mas um anjo caído e em forma de gente.fique sempre atentos nuca se sabe quando eles vem .

RESPONDER

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …