Um novo veículo terrestre chinês de grandes dimensões – muito idêntico com o Cybertruck da Tesla – pode lançar um veículo voador eVTO para duas pessoas, que está escondido na bagageira.
A China revelou um carro voador único que pode ser integrado num veículo terrestre para transporte – transformando-o efetivamente num porta-aviões móvel.
Como explica a Live Science, o componente voador é um veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), o que significa que depende de motores e hélices espalhados por toda a fuselagem para voar, um sistema conhecido como propulsão elétrica distribuída.
Estes motores e hélices residem na “nave-mãe” que é apresenta muitas semelhanças com o Cybertruck.
No entanto, os representantes da Xpeng Aeroht quiseram distanciar-se do supercarro da Tesla e descrevem a sua invenção como o primeiro veículo deste género, devido ao motor de 800V e à plataforma incorporada que pode aumentar a autonomia de mais de 1.000 quilómetros.
Por seu torno, o carro voador que se esconde na bagageira pode acomodar duas pessoas numa única viagem e tem um campo de visão panorâmico de 270 graus para quem está no interior.
Como explicou a empresa à Live Science, o componente aéreo pode ser pilotado manualmente ou de forma autónoma, sendo que o piloto tem sempre o controlo final, se necessário.
Em novembro, os cientistas completaram o primeiro voo público do componente do carro voador – com a empresa a mostrar uma separação completa entre os módulos terrestre e aéreo, seguida de uma reconexão.
Na altura, a máquina ainda não estava totalmente pronta; mas agora a empresa apresentou um protótipo totalmente acabado para a CES 2025 – a maior feira de tecnologia do mundo – que arrancou na terça-feira e acaba este sábado.
A fábrica encarregue de construir o “porta-aviões terrestre” deverá atingir uma capacidade anual de 10.000 unidades – com o módulo aéreo a atingir a produção no terceiro trimestre de 2025, antes do início das entregas em 2026.