Por que razão a gravidade nos puxa para baixo e não para cima? O trampolim explica

A gravidade é a força que faz com que corpos com massa ou energia se atraiam. Albert Einstein explicou que a gravidade ocorre porque objetos massivos, como a Terra, curvam o espaço-tempo, numa fusão das três dimensões espaciais com o tempo. Tal curvatura cria “poços gravitacionais”, como se de um trampolim se tratasse.

A gravidade, uma força fundamental do universo, é responsável pela atração entre objetos com massa ou energia, como por exemplo, a razão pela qual as maçãs caem no chão e os planetas orbitam estrelas.

Os ímanes atraem alguns tipos de metais, mas também podem repelir outros. Mas, então, por que razão sentimos apenas a atração da gravidade?

Em 1915, Albert Einstein descobriu a resposta quando publicou a teoria da relatividade geral: a razão pela qual a gravidade nos puxa em direção ao solo é que todos os objetos com massa, como a Terra, dobram e curvam o tecido do universo chamado espaço-tempo. Essa curvatura é o que sentimos como gravidade.

Espaço-tempo é exatamente o que parece: as três dimensões do espaço – comprimento, largura e altura – combinadas com a quarta dimensão – tempo.

Usando matemática brilhante, Einstein foi a primeira pessoa a perceber que as leis da física funcionam num universo onde espaço e tempo estão conectados.

Pense num trampolim e perceba…

A gravidade é a ideia de que objetos no universo se atraem porque o espaço-tempo é dobrado e curvado. Quando Einstein desenvolveu a relatividade geral, mostrou que todas as coisas no universo podem curvar o espaço-tempo – em termos físicos, essas ‘coisas’ são a massa e a energia.

Como o nosso cérebro normalmente pensa no mundo em três dimensões, é difícil pensar nas quatro dimensões do espaço-tempo como uma ideia única.

Para facilitar a visualização, imagine a superfície de um trampolim. Se estiver sem nada, é plano. Mas se nos pusermos de pé no trampolim, ele se estica à volta dos pés e cria um poço connosco no centro. Se houver uma bola no trampolim, ela rolaria à volta e em direção aos nossos pés.

Este é um exemplo bidimensional de como funciona o espaço-tempo. A nossa massa esticou o trampolim, criando o que é chamado de poço gravitacional, no qual a bola rola. Isso é muito semelhante à forma como a gravidade de um objeto pesado – como a Terra, que puxa as coisas na sua direção.

Além disso, o tempo também é esticado por objetos pesados. Por exemplo, quanto mais pesados formos, mais íngremes são os lados do poço gravitacional no trampolim. É por isso que as coisas massivas no universo – como o Sol ou buracos negros – têm uma gravidade mais forte do que a Terra.

Mas, afinal, por que razão a gravidade nos puxa para baixo e não nos empurra para cima?

Imaginemos alguém debaixo do trampolim a empurrá-lo para cima. A bola rolaria para longe. Isso seria uma colina gravitacional e não um poço gravitacional.

Até ver, sabe-se apenas que a matéria cria sempre poços gravitacionais e não colinas gravitacionais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.