População da Coreia do Sul cai pela primeira vez na história

A população da Coreia do Sul caiu pela primeira vez na história, com o país a lutar contra o envelhecimento populacional e a taxa de natalidade cronicamente baixa.

Os últimos dados do censo, divulgados no fim de semana, mostram que a população era de 51.829.023 em dezembro, abaixo dos 20.838 do ano anterior, avançou o Guardian esta segunda-feira. A população aumentou todos os anos na última década, embora a taxa de crescimento tenha caído de 1,49% em 2010 para 0,05% em 2019, segundo a Yonhap.

Dados divulgados pela agência noticiosa mostraram que o país registou 275.815 nascimentos em 2020, em comparação com 307.764 mortes. Esta tendência – que também levou a um declínio populacional no Japão – aumenta a pressão sobre o Governo quanto aos desafios demográficos de longo prazo, num dos países com uma das taxas de fertilidade mais baixas do mundo.

De acordo com a Yonhap, o despovoamento não se limita às regiões rurais. Na capital do país, Seul, a população caiu pouco mais de 60.000 no ano passado.

O Governo do Presidente Moon Jae-in anunciou recentemente iniciativas para encorajar casais a terem mais filhos, incluindo um pagamento de 1 milhão de won (cerca de 755 euros) para grávidas e um abono mensal para menores de 12 meses. Os críticos defendem que estas medidas são insuficientes para fazer face aos custos de educação e de habitação.

Alguns especialistas apontaram ainda a crescente oposição das mulheres em relação às normas sociais. Em 2018, 22% das sul-coreanas solteiras consideravam o casamento uma parte necessária da vida, em comparação com 47% há uma década. Essa mudança reflete a queda no número de casamentos, de 434.900 em 1996 para 257.600 no ano passado.

A taxa de natalidade da Coreia do Sul caiu para um nível recorde de 0,92 em 2019, o mais baixo entre todos os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este número está abaixo da taxa de 2,1 necessária para manter a população estável. Há 50 anos, a taxa de natalidade era de 4,53.

Se as tendências persistirem, o Governo prevê que a população da Coreia do Sul cairá para 39 milhões em 2067, altura em que 46% da população terá mais de 64 anos.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …