Um pop-up da Microsoft está a irritar os utilizadores do Chrome

Bing, Google

Parece que a Microsoft tem insistido em empurrar o Bing para utilizadores do Chrome no Windows 11.

É possível encontrar publicações no X (antigo Twitter) de pessoas que reclamam da teimosia da empresa de Redmond em mostrar janelas com anúncios do motor de pesquisa durante o uso do navegador do Google, enquanto já apresenta o termo de contrato do serviço da ferramenta.

Os relatos na rede social de Elon Musk destacam uma certa frustração e preocupação com as janelas pop-ups da Microsoft, pois há quem acredite que se trata de algum tipo de malware.

Há opiniões de diversos utilizadores que pedem para a entidade FTC (Federal Trade Comission), o órgão que regulamenta o comércio nos Estados Unidos, agir de forma mais agressiva contra a Big Tech para impedir situações como essa.

Além disso, devido à dor de cabeça que a quantidade de anúncios do Bing no Google Chrome no Windows 11 traz, há quem passe a pensar na possibilidade de deixar para trás o sistema operacional da Microsoft. O Linux é o nome que mais surge nos comentários no X, por exemplo.

A diretora de comunicações da Microsoft, Caitlin Roulston, disse no site The Verge que a notificação é “única e dá às pessoas a opção de definir o Bing como motor de pesquisa padrão no Chrome”. Ainda segundo a executiva, a Microsoft “valoriza oferecer escolha aos clientes, por isso existe a opção de descartar a notificação.”

Não é Malware, mas parece

As repentinas janelas pop-ups que surgem quando alguém usa o Chrome tanto no Windows 10 quanto no 11 podem assustar por parecerem malware, mas são oficiais da Microsoft.

Fica claro que a companhia quer empurrar o seu próprio motor de pesquisa para ficar na frente do rival Google. Isso sem contar os serviços de IA, como o Copilot, que também seriam usados caso o utilizador optasse por manter o Bing.

Porém, a forma com que a Big Tech decidiu impor isso incomoda bastante a comunidade. Se você não quiser dar uma oportunidade para o Bing mesmo com a insistência da Microsoft, vale a pena conhecer mais sobre o Gemini, a IA do Google.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.