Poluição está relacionada com 2,7 milhões de nascimentos prematuros

SXC

-

O nascimento prematuro é uma das maiores causas da mortalidade infantil. Aos inúmeros factores de risco que contribuem para tal, como doenças crónicas, tabagismo e consumo de álcool durante a gravidez, agora os cientistas descobriram mais um: a poluição do ar.

O novo estudo publicado na revista Environment International relaciona os poluentes atmosféricos com 2,7 milhões de nascimentos prematuros por ano. De acordo com os especialistas do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo (SEI) da Universidade de York, em 2010, 18% de todos os partos prematuros tinham relação com a exposição às partículas finas conhecidas como PM 2,5, consideradas as mais perigosas para a saúde.

Essas micropartículas de poeira medem apenas 0,0025 mm e resultam da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos e queima de resíduos agrícolas.

Imperceptíveis a olho nu, as micropartículas afetam os pulmões e podem causar asma, bronquite, alergias e outras graves doenças cardiorrespiratórias. E, pela capacidade de se alojarem profundamente nos pulmões, as PM2,5 se tornam uma ameaça ainda maior para os bebés.

“Este estudo destaca que a poluição do ar pode não só prejudicar as pessoas que estão a respirar o ar diretamente, mas também pode afetar seriamente um bebé que ainda esteja no útero da mãe”, afirmou Chris Malley, principal autor do estudo.

“Os partos prematuros associados a essa exposição contribuem não só para a mortalidade infantil, mas podem ainda ter efeitos para os sobreviventes”.

A exposição de uma mulher grávida pode variar muito dependendo de onde mora – na China ou na Índia, por exemplo, a mulher pode inalar mais 10 vezes mais poluição do que nas áreas rurais de Inglaterra ou em França.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …