Poluição está relacionada com 2,7 milhões de nascimentos prematuros

SXC

-

O nascimento prematuro é uma das maiores causas da mortalidade infantil. Aos inúmeros factores de risco que contribuem para tal, como doenças crónicas, tabagismo e consumo de álcool durante a gravidez, agora os cientistas descobriram mais um: a poluição do ar.

O novo estudo publicado na revista Environment International relaciona os poluentes atmosféricos com 2,7 milhões de nascimentos prematuros por ano. De acordo com os especialistas do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo (SEI) da Universidade de York, em 2010, 18% de todos os partos prematuros tinham relação com a exposição às partículas finas conhecidas como PM 2,5, consideradas as mais perigosas para a saúde.

Essas micropartículas de poeira medem apenas 0,0025 mm e resultam da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos e queima de resíduos agrícolas.

Imperceptíveis a olho nu, as micropartículas afetam os pulmões e podem causar asma, bronquite, alergias e outras graves doenças cardiorrespiratórias. E, pela capacidade de se alojarem profundamente nos pulmões, as PM2,5 se tornam uma ameaça ainda maior para os bebés.

“Este estudo destaca que a poluição do ar pode não só prejudicar as pessoas que estão a respirar o ar diretamente, mas também pode afetar seriamente um bebé que ainda esteja no útero da mãe”, afirmou Chris Malley, principal autor do estudo.

“Os partos prematuros associados a essa exposição contribuem não só para a mortalidade infantil, mas podem ainda ter efeitos para os sobreviventes”.

A exposição de uma mulher grávida pode variar muito dependendo de onde mora – na China ou na Índia, por exemplo, a mulher pode inalar mais 10 vezes mais poluição do que nas áreas rurais de Inglaterra ou em França.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …